Análise de antecedentes da prática de atividade física à luz de marketing social

Luana Patrícia Silva, Stephanie Ingrid Souza Barboza, Joice dos Santos Alves, Guilherme Nunes Araújo

Resumo


O estudo analisou os fatores que influenciam na prática de atividade física a partir de questões relativas aos sacrifícios e benefícios percebidos, a motivação, a atitude, as barreiras e a pretensão de realizar a atividade física. Pela revisão da literatura foram enunciadas sete hipóteses, que foram testadas a partir de um estudo de empírico realizado junto a uma amostra por conveniência de 392 respondentes. A análise dos resultados foi efetuada por técnicas de análise exploratória, por medidas de associação e técnica de previsão de regressão pelo modelo normal linear. Os resultados indicam que a pretensão em realizar atividade física pode ser influenciada pelas barreiras e motivações. Os resultados geram conhecimentos para a promoção de medidas que estimulem a adesão da prática de atividade física e para esforços de educação e de políticas públicas em favor desse comportamento.


Palavras-chave


Exercício Físico; Motivação; Marketing; Sociedade.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v8i3.5250

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ISSN: 2316-5537

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