Análise de antecedentes da prática de atividade física à luz de marketing social

Autores

  • Luana Patrícia Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Stephanie Ingrid Souza Barboza Universidade Federal da Paraíba
  • Joice dos Santos Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Guilherme Nunes Araújo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i3.5250

Palavras-chave:

Exercício físico, motivação, marketing, sociedade

Resumo

O estudo analisou os fatores que influenciam na prática de atividade física a partir de questões relativas aos sacrifícios e benefícios percebidos, a motivação, a atitude, as barreiras e a pretensão de realizar a atividade física. Pela revisão da literatura foram enunciadas sete hipóteses, que foram testadas a partir de um estudo de empírico realizado junto a uma amostra por conveniência de 392 respondentes. A análise dos resultados foi efetuada por técnicas de análise exploratória, por medidas de associação e técnica de previsão de regressão pelo modelo normal linear. Os resultados indicam que a pretensão em realizar atividade física pode ser influenciada pelas barreiras e motivações. Os resultados geram conhecimentos para a promoção de medidas que estimulem a adesão da prática de atividade física e para esforços de educação e de políticas públicas em favor desse comportamento.

Biografia do Autor

Luana Patrícia Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda no Programa de Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba.

Stephanie Ingrid Souza Barboza, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Paraíba do Campus III e do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional.

Joice dos Santos Alves, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba.

Guilherme Nunes Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

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Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigos