O Banco Mundial e as políticas públicas para o ensino superior no Brasil: um estudo a partir dos microdados do INEP (1995-2010)

Autores

  • Moisés Waismann Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)

DOI:

https://doi.org/10.18316/618

Palavras-chave:

Sistema econômico, educação, políticas públicas

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa desenvolvida no PPG-Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e tem como objetivo relacionar o sistema econômico com as discussões sobre trabalho e sobre educação no Brasil no período de 1995 à 2010, com o intuito de verificar a relação que estas variáveis estabelecem entre si e estas com o sistema econômico. As variáveis selecionadas foram os vínculos empregatícios no mercado formal, a quantidade de Instituições de Ensino Superior, a quantidade de matrículas e a quantidade de concluintes. A variável despesa total e a despesas com educação foram pesquisadas na Secretaria do Tesouro Nacional. Algumas respostas provisórias mostram que quanto maior a quantidade de trabalhadores com escolarização superior, menor é o crescimento da sua remuneração e observa-se também que o desempenho das variáveis quantidade de IES, matriculas e concluintes descolam-se do desempenho do PIB.

Biografia do Autor

Moisés Waismann, Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFGRS (1990). Professor Licenciado da Universidade de Caxias do Sul, Professor e pesquisador do grupo de Gestão do Desenvolvimento e Inovação Organizacional do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) e coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao mercado de trabalho, a economia da educação, as políticas públicas e ao ensino superior.

Referências

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo. (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. 205 p.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995. 155 p.

COUTINHO, Luciano e Ferraz, João Carlos (coords.) Estudo da competitividade da indústria brasileira Campinas, Papirus/Editora da Unicamp. 1994 disponível em http://philip.inpa.gov.br/publ_livres/Dossie/BR-319/Outros%20documentos/cabotagem_b4.pdf

FIORI, José Luís. Em busca do dissenso perdido: ensaios críticos sobre a festejada crise do estado. Rio de Janeiro: Insight Editorial, 1995. 245p ISBN 8585901020

FRIGOTTO , Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995. 231 p.

GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. 303 p. (Coleção estudos culturais em educação) ISBN 8532615147.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2008. 225 p. ISBN 9788522448784.

RIBEIRO, Sérgio da Costa. A escola brasileira do professor Raimundo. In SOARES, Magda Becker, KRAMER, Sônia, LÜDKE, Menga et al. Escola básica. Campinas: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande: Anped, 1992.

SILVA JUNIOR, João dos Reis. Reforma do Estado e da Educação no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002.

SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos