O BANCO MUNDIAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS MICRODADOS DO INEP (1995-2010)

Moisés Waismann

Resumo


Este trabalho faz parte da pesquisa desenvolvida no PPG-Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e tem como objetivo relacionar o sistema econômico com as discussões sobre trabalho e sobre educação no Brasil no período de 1995 à 2010, com o intuito de verificar a relação que estas variáveis estabelecem entre si e estas com o sistema econômico. As variáveis selecionadas foram os vínculos empregatícios no mercado formal, a quantidade de Instituições de Ensino Superior, a quantidade de matrículas e a quantidade de concluintes. A variável despesa total e a despesas com educação foram pesquisadas na Secretaria do Tesouro Nacional. Algumas respostas provisórias mostram que quanto maior a quantidade de trabalhadores com escolarização superior, menor é o crescimento da sua remuneração e observa-se também que o desempenho das variáveis quantidade de IES, matriculas e concluintes descolam-se do desempenho do PIB.


Palavras-chave


Sistema Econômico; Educação; Políticas Públicas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/618

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