O Banco Mundial e as políticas públicas para o ensino superior no Brasil: um estudo a partir dos microdados do INEP (1995-2010)
DOI:
https://doi.org/10.18316/618Palabras clave:
Sistema econômico, educação, políticas públicasResumen
Este trabalho faz parte da pesquisa desenvolvida no PPG-Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e tem como objetivo relacionar o sistema econômico com as discussões sobre trabalho e sobre educação no Brasil no período de 1995 à 2010, com o intuito de verificar a relação que estas variáveis estabelecem entre si e estas com o sistema econômico. As variáveis selecionadas foram os vínculos empregatícios no mercado formal, a quantidade de Instituições de Ensino Superior, a quantidade de matrículas e a quantidade de concluintes. A variável despesa total e a despesas com educação foram pesquisadas na Secretaria do Tesouro Nacional. Algumas respostas provisórias mostram que quanto maior a quantidade de trabalhadores com escolarização superior, menor é o crescimento da sua remuneração e observa-se também que o desempenho das variáveis quantidade de IES, matriculas e concluintes descolam-se do desempenho do PIB.
Citas
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo. (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. 205 p.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995. 155 p.
COUTINHO, Luciano e Ferraz, João Carlos (coords.) Estudo da competitividade da indústria brasileira Campinas, Papirus/Editora da Unicamp. 1994 disponível em http://philip.inpa.gov.br/publ_livres/Dossie/BR-319/Outros%20documentos/cabotagem_b4.pdf
FIORI, José Luís. Em busca do dissenso perdido: ensaios críticos sobre a festejada crise do estado. Rio de Janeiro: Insight Editorial, 1995. 245p ISBN 8585901020
FRIGOTTO , Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995. 231 p.
GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. 303 p. (Coleção estudos culturais em educação) ISBN 8532615147.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2008. 225 p. ISBN 9788522448784.
RIBEIRO, Sérgio da Costa. A escola brasileira do professor Raimundo. In SOARES, Magda Becker, KRAMER, Sônia, LÜDKE, Menga et al. Escola básica. Campinas: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande: Anped, 1992.
SILVA JUNIOR, João dos Reis. Reforma do Estado e da Educação no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002.
SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.