Motivação do Serviço Público: desvelando o tema sob a égide da produção científica internacional
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v10i1.6693Palavras-chave:
Motivação do Serviço Público, produção científica, bibliometriaResumo
Este estudo teve por objetivo analisar a produção científica internacional relativa à Motivação do Serviço Público (MSP) no período compreendido entre os anos de 2007 e 2018. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, 219 artigos, indexados à base de dados Web of Science, foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. A evolução anual das publicações relacionadas à MSP demonstrou que a temática está em ascensão nos últimos anos, sobretudo, em periódicos de administração pública. Mesmo com uma diversificação na autoria dos artigos, percebeu-se uma prevalência da origem norte-americana. As pesquisas concentraram-se em estratégias metodológicas quantitativas, com predominância da pesquisa survey e uso de questionários. Também se observou que o modelo de mensuração da MSP proposto por Perry (1996) é o mais utilizado, contudo, de forma adaptada na maioria dos casos. Ainda, nos estudos explorados, apurou-se a associação do construto com diversas temáticas, havendo destaque para a satisfação no trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.