Liderança feminina e capacidade inovadora nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v10i2.7866Palavras-chave:
Capacidade de inovação, diversidade de gênero, liderançaResumo
A inovação ainda continua sendo um dos desafios das organizações, uma vez que diferentes fatores influenciam no desenvolvimento da capacidade inovadora. Considerando o papel da liderança em cenários de inovação, esta pesquisa busca entender como a literatura acadêmica observa a liderança feminina e sua relação com a capacidade inovadora nas organizações. Além disso, também analisa como as pesquisas abordam as diferenças na atuação do líder, considerando os diferentes gêneros. Para esse entendimento, realizou-se uma revisão sistemática de literatura – RSL, considerando artigos publicados a partir do ano 2000. O pressuposto inicial da pesquisa é que alguns fatores influenciarem a menor representatividade da liderança do gênero feminino em cenários de inovação. Como principais resultados, concluiu-se que não há diferenças significativas na prática de liderança, considerando homens e mulheres em cenários de inovação, mas diferenças de oportunidades. Por outro lado, resultados apontam que a diversidade favorece e amplia as inovações organizacionais, sendo então uma oportunidade para que as empresas possam fomentar o trabalho conjunto na liderança de iniciativas de inovação.Referências
ABUKHAIT, R. M.; BANI-MELHEM, S.; ZEFFANE, R. Empowerment, Knowledge Sharing and Innovative Behaviours: Exploring Gender Differences. International Journal of Innovation Management, v. 23, n. 01, p. 28, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1142/s1363919619500063
AGNETE ALSOS, G.; LJUNGGREN, E.; HYTTI, U. Gender and innovation: State of the art and a research agenda. International Journal of Gender and Entrepreneurship, v. 5, n. 3, p. 236–256, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJGE-06-2013-0049
ALVES, M. F. R.; GALINA, S. V. R.; MACINI, N.; CARVALHO, L. C.; COSTA, T. Internationalization and innovation in nascent companies: does gender matter? Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 24, n. 4, p. 887–905, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JSBED-01-2017-0020
AMIT, R.; ZOTT, C. Creating value through business model innovation. MIT Sloan Management Review, v. 53, n. 3, p. 41–49, 2012.
BERGER, L.; BENSCHOP, Y.; VAN DEN BRINK, M. Practising Gender When Networking: The Case of University-Industry Innovation Projects. Gender, Work and Organization, v. 22, n. 6, p. 556–578, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1111/gwao.12104
BESSANT, J.; TIDD, J. O imperativo da inovação. In: INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. Porto Alegre: Bookman, 2009. p. 19–48.
BESSI, V. G.; OBERHERR, G.; OLIVEIRA, C. F. Estímulos e Barreiras para a Promoção de uma Cultura da Inovação em uma Empresa Calçadista. Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle, v. 8, n. 3, p. 63, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18316/desenv.v8i3.5150
BEST, K.; SINELL, A.; HEIDINGSFELDER, M. L.; SCHRAUDNER, M. The gender dimension in knowledge and technology transfer – the German case. European Journal of Innovation Management, v. 19, n. 1, p. 2–25, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1108/EJIM-07-2015-0052
BUSAIBE, L.; SINGH, S. K.; AHMAD, S. Z.; GAUR, S. S. Determinants of organizational innovation: a framework. Gender in Management, v. 32, n. 8, p. 578–589, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/GM-01-2017-0007
CHESBROUGH, H. W. Business model innovation: Opportunities and barriers. Long Range Planning, v. 43, n. 2–3, p. 354–363, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.07.010
CHESBROUGH, H. W. The era of open innovation. MIT Sloan Management Review, v. 44, n. 3, p. 35–41, 2003.
CHESBROUGH, H. W.; ROSENBLOOM, R. S. The role of the business model in capturing value from innovation: evidence from Xerox Corporation’s technology spin-off companies. Industrial and Corporate Change, v. 11, n. 3, p. 529–555, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1093/icc/11.3.529
CROPLEY, D.; CROPLEY, A. Innovation capacity, organisational culture and gender. European Journal of Innovation Management, v. 20, n. 3, p. 493–510, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/EJIM-12-2016-0120
CROSSAN, M. M.; APAYDIN, M. A multi-dimensional framework of organizational innovation: A systematic review of the literature. Journal of Management Studies, v. 47, n. 6, p. 1154–1191, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2009.00880.x. Acesso em: 11 jul. 2020.
DÍAZ-GARCÍA, C.; GONZÁLEZ-MORENO, A.; SÁEZ-MARTÍNEZ, F. J. Gender diversity within R & D teams: Its impact on radicalness of innovation. Innovation: Management, Policy and Practice, v. 15, n. 2, p. 149–160, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5172/impp.2013.15.2.149
HALLETT, T. Symbolic Power and Organizational Culture. American Sociological Association, v. 21, n. 2, p. 128–149, 2003.
HERRERA, M. E. B. Innovation for impact: Business innovation for inclusive growth. Journal of Business Research, v. 69, n. 5, p. 1725–1730, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2015.10.045
HRYNIEWICZ, L. G. C.; VIANNA, M. A. Mulheres em posição de liderança: obstáculos e expectativas de gênero em cargos gerenciais. Cadernos EBAPE.BR, v. 16, p. 331–344, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395174876
LIMA, T. B.; COSTA, M. S. Trabalho informal: uma revisão sistemática da literatura brasileira na área de Administração entre 2004 e 2013. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. 2, p. 310–324, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395135137
MAHTO, R. V.; MCDOWELL, W. C.; KUDLATS, J.; DUNNE, T. C. Learning Orientation and Performance Satisfaction as Predictors of Small Firm Innovation: The Moderating Role of Gender. Group Decision and Negotiation, v. 27, n. 3, p. 375–391, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10726-018-9566-x
MARTIN, L. M.; WRIGHT, L. T. No gender in cyberspace?: Empowering entrepreneurship and innovation in female-run ICT small firms. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, v. 11, n. 2, p. 162–178, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13552550510590563
MORGAN, G. Imagens da Organizaçao. São Paulo, Atlas, 2007.
NÄHLINDER, J.; TILLMAR, M.; WIGREN, C. Towards a Gender-Aware understanding of innovation: A three-dimensional route. International Journal of Gender and Entrepreneurship, v. 7, n. 1, p. 66–86, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJGE-09-2012-0051
OECD/EUROSTAT. Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation. 4th Ed. Luxembourg: Paris/Eurostat, 2018. ISSN 9264013083 9789264013087. Disponível em: https://doi.org/10.1787/9789264304604-en
OKOLI, C. Guia Para Realizar uma Revisão Sistemática de Literatura. EaD em Foco, v. 9, n. 1, p. 1–40, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748
OKO?-HORODY?SKA, E.; ZACHOROWSKA-MAZURKIEWICZ, A.; WISLA, R.; SIEROTOWICZ, T. Gender, innovative capacity, and the process of innovation: A case of Poland. Economics and Sociology, v. 9, n. 1, p. 252–263, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14254/2071-789X.2016/9-1/17
OKO?-HORODY?SKA, E.; ZACHOROWSKA-MAZURKIEWICZ, A. Innovation, innovativeness and gender - approaching innovative gender. Analele Stiintifice ale Universitatii Al I Cuza din Iasi - Sectiunea Stiinte Economice, v. 62, n. 1, p. 1–22, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1515/aicue-2015-0001
PECIS, L. Doing and undoing gender in innovation: Femininities and masculinities in innovation processes. Human Relations, v. 69, n. 11, p. 2117–2140, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0018726716634445
RANGA, M.; ETZKOWITZ, H. Athena in the world of techne: The gender dimension of technology, innovation and entrepreneurship. Journal of Technology Management and Innovation, v. 5, n. 1, p. 1–12, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.4067/S0718-27242010000100001
REUTZEL, C. R.; COLLINS, J. D.; BELSITO, C. A. Leader gender and firm investment in innovation. Gender in Management, v. 33, n. 6, p. 430–450, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1108/GM-05-2017-0066
REUVERS, M.; VAN ENGEN, M. L.; VINKENBURG, C. J.; WILSON-EVERED, E. Transformational leadership and innovative work behaviour: Exploring the relevance of gender differences. Creativity and Innovation Management, v. 17, n. 3, p. 227–244, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-8691.2008.00487.x
ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. 5th ed. New York: The Free Press, 2003.
RÖNNBLOM, M.; KEISU, B. I. Constructions of innovation and gender (equality) in Swedish universities. International Journal of Gender and Entrepreneurship, v. 5, n. 3, p. 342–356, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJGE-09-2012-0047
RUIZ-JIMÉNEZ, J. M.; FUENTES-FUENTES, M. M.; RUIZ-ARROYO, M. Knowledge Combination Capability and Innovation: The Effects of Gender Diversity on Top Management Teams in Technology-Based Firms. Journal of Business Ethics, v. 135, n. 3, p. 503–515, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10551-014-2462-7
TEECE, D. J. Reflections on “Profiting from Innovation”. Research Policy, v. 35, n. 8, p. 1131–1146, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.respol.2006.09.009
TIDD, J. Innovation management in context: environment, organization and performance. International Journal of Management Reviews, v. 3, n. 3, p. 169–183, 2001.
VAN ACKER, W.; WYNEN, J.; OP DE BEECK, S. Illuminating the Gender Divide in Public Sector Innovation: Evidence From the Australian Public Service. Public Personnel Management, v. 47, n. 2, p. 175–194, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0091026017747299
VAN DER HAVE, R. P.; RUBALCABA, L. Social innovation research: An emerging area of innovation studies? Research Policy, v. 45, n. 9, p. 1923–1935, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.respol.2016.06.010
WIKHAMN, B. R.; KNIGHTS, D. Open innovation, gender and the infiltration of masculine discourses. International Journal of Gender and Entrepreneurship, v. 5, n. 3, p. 275–297, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJGE-Sep-2012-0041
WORLD ECONOMIC FORUM. Insight Report: The Global Gender Gap Report 2018. [S. l.: s. n.], 2018. ISSN 0192-513X. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0192513X04267098
YU, J.; CHEN, S. Gender Moderates Firms’ Innovation Performance and Entrepreneurs’ Self-efficacy and Risk Propensity. Social Behavior and Personality: an international journal, v. 44, n. 4, p. 679–691, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.2224/sbp.2016.44.4.679
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.