Liderança feminina e capacidade inovadora nas organizações

Autores/as

  • Raquel Fassini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Leticia Mattiuz Bragagnolo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Clarissa Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i2.7866

Palabras clave:

Capacidade de inovação, diversidade de gênero, liderança

Resumen

A inovação ainda continua sendo um dos desafios das organizações, uma vez que diferentes fatores influenciam no desenvolvimento da capacidade inovadora. Considerando o papel da liderança em cenários de inovação, esta pesquisa busca entender como a literatura acadêmica observa a liderança feminina e sua relação com a capacidade inovadora nas organizações. Além disso, também analisa como as pesquisas abordam as diferenças na atuação do líder, considerando os diferentes gêneros. Para esse entendimento, realizou-se uma revisão sistemática de literatura – RSL, considerando artigos publicados a partir do ano 2000. O pressuposto inicial da pesquisa é que alguns fatores influenciarem a menor representatividade da liderança do gênero feminino em cenários de inovação. Como principais resultados, concluiu-se que não há diferenças significativas na prática de liderança, considerando homens e mulheres em cenários de inovação, mas diferenças de oportunidades. Por outro lado, resultados apontam que a diversidade favorece e amplia as inovações organizacionais, sendo então uma oportunidade para que as empresas possam fomentar o trabalho conjunto na liderança de iniciativas de inovação.

Biografía del autor/a

Raquel Fassini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Administração pela PUCRS, graduada em Administração pela UFRGS pesquisa sobre Inovação em Modelo de Negócios e Indústria 4.0 e atua como Consultora de Inovação.

Endereço:

Escola de Negócios - PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, 90619-900

Leticia Mattiuz Bragagnolo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração e Negócios pela PUCRS, Graduada em Engenharia Química pela PUCRS, tendo como sua linha de pesquisa os campos relacionados à Responsabilidades e Irresponsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade.

Ana Clarissa Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pela Unisinos e Graduada em Biologia pela Unisinos. Professora da Escola de Negócios da PUCRS. 

 

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Publicado

2021-07-30

Número

Sección

Artigos