Proposta de Construtos da Intenção Empreendedora: um estudo a partir da teoria do comportamento planejado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i1.8431

Palavras-chave:

Teoria do comportamento planejado, intenção empreendedora, comportamento empreendedor

Resumo

O curso de administração por intermédio da sua matriz curricular, que visa gerar competências e habilidades de gestão nos seus egressos, dentre elas, a de empreender, pode gerar uma motivação ou intenção empreendedora, que se traduz no comportamento dos egressos orientado para a abertura de negócios. Dessa forma, o objetivo deste estudo é levantar quais são os preditores da intenção empreendedora de acadêmicos de Administração de uma IES privada em São Luís do Maranhão de acordo com a Teoria do Comportamento Planejado, uma derivação da Teoria da Ação Racional. Para alcançar esse objetivo, foi feito um estudo de caso em uma IES privada onde participaram 101 estudantes do 1º ao 8º período do curso de Administração. Para as análises estatísticas deste artigo utilizou-se o software IBM SPSS Statistics, sendo realizados os cálculos de frequência relativa e o teste de correlação entre as variáveis com a indicação do p-valor para identificação da significância estatística. Os resultados indicam que a variável motivacional (motivos de engajamento, carreira empreendedora, norma subjetiva e ambiente universitário) se relaciona mais fortemente com a intenção empreendedora, ou seja, quanto mais positivo são os motivos dos estudantes em relação ao empreendedorismo, mais forte é a sua intenção de seguir essa carreira.

Biografia do Autor

Vanessa de Fátima Silva Primo, UNIVERSIDADE CEUMA

Graduada em Administração pela Universidade Ceuma (UniCeuma). Integrante do Grupo de Pesquisa de Administração e Socieade (GPADS). Endereço Postal: Rua Josue Montelo, nº 01, Renascença II. São Luís/ MA. 

Kassyo Augusto Lima de Sousa, UNIVERSIDADE CEUMA

Especialista em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Bacharel em Administração na Universidade CEUMA (UNICEUMA). Integrante do Grupo de Pesquisa em Administração e Sociedade (GPADS).

Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca, UNIVERSIDADE CEUMA

Mestre em Desenvolvimento Socioeconomico pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor e Coordenador do Curso de Administração da Universidade Ceuma (UniCeuma).

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Edição

Seção

Artigos