Competência profissional na formação de professores: uma proposta para o ensino de língua estrangeira

Autores

  • Manuel Francisco Rábano Llamas Universidad de Alcalá – UAH, Madrid

DOI:

https://doi.org/10.18316/997

Palavras-chave:

Competência profissional, treinamento de professor, ensino reflexivo, trabalho colaborativo

Resumo

O ensino colaborativo e reflexivo são conceitos-chave na formação de professores de línguas estrangeiras e estão bem colocados na abordagem baseada em competências no Espaço Europeu de Ensino Superior. Esta proposta trata da implementação de práticas de formação de professores envolvendo os futuros professores na reflexão sobre a sua própria prática e procurando contribuir para a melhoria da sua competência profissional através da atribuição de diferentes papéis na sala de aula. Assim, é também nosso objetivo estabelecer ligações entre o ensino reflexivo e a competência profissional delineando aspetos conceptuais e os últimos contributos, bem como uma breve discussão sobre os dados recolhidos da nossa experiência e algumas reflexões finais.

Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos