Collaborative consumption: economics, fad or revolution?

Authors

  • Simoni Fernanda Rohden Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Administração de empresas pela mesma instituição.
  • Juliana Durayski Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
  • Ana Paula Pydd Teixeira Unisinos
  • Alfredo Montelongo Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Engenheira Industrial e de Sistemas pelo Instituto Tecnológico y de Estúdios Superiores de Monterrey (ITESM).
  • Carlos Alberto Vargas Rossi Professor e Pesquisador da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.15.1

Keywords:

Collaborative consumption, sharing, consumer resistance

Abstract

The way how people communicate, interact and relate to each other has been changing over the years. In this context collaborative consumption arises as an alternative to the traditional market exchanges. The article presented intends to explore what are the meanings and motivations related to this model of consumption. There were applied 23 in-depth interviews with users and entrepreneurs related to the movement using an interpretative bias tool. From the results 5 categories have been identified: collaborative consumptions as way of collaborating, experience, unpredictable findings, resistance to consumption/ non-consumption/ anti consumption and trust relations.

Author Biographies

Simoni Fernanda Rohden, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Administração de empresas pela mesma instituição.

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Administração de empresas pela mesma instituição.

Juliana Durayski, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Ana Paula Pydd Teixeira, Unisinos

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Alfredo Montelongo, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Engenheira Industrial e de Sistemas pelo Instituto Tecnológico y de Estúdios Superiores de Monterrey (ITESM).

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Engenheira Industrial e de Sistemas pelo Instituto Tecnológico y de Estúdios Superiores de Monterrey (ITESM).

Carlos Alberto Vargas Rossi, Professor e Pesquisador da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Administração de Empresas pela mesma instituição. Professor e Pesquisador da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Published

2015-07-06

Issue

Section

Articles