Maximização de lucros dos shareholders e responsabilidade social corporativa (RSC): entre a competitividade e a sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/1303Palabras clave:
Maximização do lucro dos shareholders, responsabilidade social corporativa, sustentabilidadeResumen
Tendo como pano de fundo a problematização dos dois paradigmas predominantes na discussão a respeito do papel das organizações na sociedade: a abordagem de Maximização de Lucros dos Shareholders (MLS) e a abordagem da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), o objetivo deste artigo é lançar um novo olhar aos construtos teóricos da competitividade e da sustentabilidade, a fim de evidenciar a possibilidade e a relevância em considerar os conceitos de sustentabilidade na construção da competitividade. Para isso, autores relevantes no contexto contemporâneo são revisitados de maneira a permitir o desenvolvimento de análises teóricas que conduziram a observações de que tal diálogo não só é possível como necessário; além disso, não fazê-lo é manter as iniciativas corporativas de sustentabilidade desconectadas do negócio e obscurecer muitas das grandes oportunidades para as empresas em benefício da sociedade.
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