A influência da promoção de vendas na decisão de compra dos consumidores de uma empresa varejista gaúcha

Autores/as

  • Jordana Landskren Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Mirela Jeffman dos Santos Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Leonardo Gustavo Schneider Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i1.4860

Palabras clave:

Promoção de vendas, decisão de compra, merchandising, varejo, ações promocionais

Resumen

A promoção de vendas é considerada um importante fator de influência de compra, especialmente no ponto de venda. Este estudo teve como objetivo analisar a influência da promoção de vendas na decisão de compras dos clientes do varejo. Por meio de um levantamento com 100 clientes de uma loja de bazar e da realização do teste t de student, observou-se diferença estatisticamente significativa entre as médias das respostas com e sem o estímulo da promoção, evidenciando a sua influência na intenção de compra dos clientes. Constatou-se também que as promoções consideradas mais interessantes pelos clientes são brindes e cupons de desconto. Neste sentido, contribuições gerenciais e acadêmicas foram discutidas na conclusão, ressaltando que os resultados são aplicáveis à realidade pesquisada, não podendo ser generalizados.

Biografía del autor/a

Jordana Landskren, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduada em Administração (2016 - UNISC)

Mirela Jeffman dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutora em Administração, Mestre em Administração e Negócios e Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Experiência em docência do ensino superior desde 2010 com atuação na Faculdade de Tecnologia Pastor Dohms e Faculdade Faccentro. Atuou como professora convidada na Escola Superior de Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS) no curso de gestão para assessores de juízes e pretores na modalidade à distância. Atuou como coordenadora acadêmica dos cursos de gestão na Faculdade Faccentro. Consultora em Gestão Organizacional para micro e pequenas empresas e instituições de ensino. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração e do curso de graduação em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pesquisadora na área de Marketing.

Leonardo Gustavo Schneider, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorando em Administração (UFRGS).

Professor na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Citas

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Publicado

2019-04-26

Número

Sección

Artigos