Estudo comparativo da rentabilidade em empresas do setor elétrico brasileiro no período pós-privatizações
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v9i3.7070Palabras clave:
Privatizações, energia elétrica, lucratividade, testes não paramétricosResumen
O setor elétrico brasileiro passou por transformações significativas ao longo da sua história. Desde 2003, intensificaram-se as privatizações, gerando um mercado no qual as empresas públicas e privadas operam conjuntamente em um ambiente de competição. Este trabalho teve como objetivo comparar a rentabilidade das empresas públicas e privadas do setor elétrico brasileiro no período pós-privatizações, compreendido entre os anos de 2003 a 2017. Para tanto, foram coletados dados anuais de empresas de capital aberto referentes ao período temporal coberto pela pesquisa. Com o fim de estabelecer a comparação do desempenho entre as empresas privadas e públicas, empregou-se o Teste U, de Mann-Whitney. Os resultados demonstraram que, no período analisado, as empresas privadas tiveram maiores rentabilidades do que as firmas públicas, apresentando ROA, ROIC e ROE sistematicamente superiores.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.