De pais para filhos: a condução do processo sucessório em duas empresas familiares no município Santa Rosa/RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v11i1.9212Palabras clave:
Gestão, empreendimentos, sucessãoResumen
Para que uma empresa familiar se mantenha consolidada no mercado e possa dar continuidade aos seus negócios é necessário o planejamento de sua sucessão. Este estudo possui como objetivo compreender a condução do processo sucessório em duas empresas familiares no município de Santa Rosa/RS. Para tal, utilizou-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa. As empresas foram escolhidas por conveniência, sendo denominadas de empresa Alpha e empresa Gama para fins de atentar aos aspectos éticos. Como principais resultados, verificou-se que embora utilizem de metodologias distintas para a condução do processo sucessório, ambas as empresas estão bem preparadas para a transição de gerações. Dentre os principais aspectos que emergiram pelas falas, ressalta-se a necessidade de autonomia, a falta de planejamento, e o apoio familiar constante.
Citas
.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.