Universidade-fábrica: precarização e proletarização do trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior do Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v9i3.5436Palavras-chave:
Precarização, trabalho docente, instituições de ensino superior, proletarização, universidade-fábricaResumo
O presente artigo visa discutir a precarização e proletarização do trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, públicas e privadas, a partir de duas perspectivas: a flexibilização de direitos trabalhistas e a precarização do fazer acadêmico. O estudo busca relacionar, em primeiro lugar, o processo de produção de conhecimento com o modo de produção capitalista em perspectiva mais geral, para, então, traçar um recorte específico de estudo, que é o impacto das medidas neoliberais nas universidades do Brasil, por um lado e, por outro, o impacto da precarização do trabalho em geral no tocante ao trabalho docente em particular. A pesquisa foi realizada a partir de revisão bibliográfica sobre o tema, de análise a fontes primárias disponibilizadas, principalmente, pelo Ministério da Educação e, também, à jurisprudência de Tribunais do Trabalho.
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