A cidadania ativa dos idosos e as universidades da terceira idade no cenário internacional
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v10i2.5681Palavras-chave:
Cidadão, Educação, Gerontologia, Direitos Humanos.Resumo
O trabalho pretende abordar a correlação entre o exercício da cidadania ativa dos idosos e as Universidades da Terceira Idade. Analisa-se o que é cidadania, seu exercício ativo pelos cidadãos idosos, a educação atrelada a ela e as Universidades da Terceira Idade em âmbito internacional. A finalidade do trabalho é demonstrar de que forma essas universidades capacitam e corroboram o exercício da cidadania dessas pessoas. Demonstram-se, também, as diferentes formas com que essas universidades tratam a temática em seus programas. Percebe-se que as Universidades da Terceira Idade muito contribuem para o exercício da cidadania dos idosos na medida em que os capacita para tanto por meio das aulas e cursos disponibilizados. Esses permitem a ampliação do conhecimento e a troca de experiências de modo que toda a sociedade é favorecida com o compartilhamento de conhecimentos. O lapso temporal da pesquisa é o cenário atual de desenvolvimento da cidadania e a análise dos currículos das universidades ao longo da década de 1990 até o início dos anos 2000. A metodologia adotada é descritiva, documental e bibliográfica. Recorre-se a textos de autores que fazem um estudo analítico sobre a temática (em livros, artigos e dissertações) bem como a documentos legais e revistas da Organização das Nações Unidas, da Organização Mundial da Saúde e da Association Internationale des Universites du Troisième Age.Referências
AIUTA. Association Internationale des Universites du Troisième Age. Disponível em: https://www.aiu3a.org/pdf/Paper7.pdf. Acesso em: 02/12/2018.
ARISTÓTELES. A Política. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ASSIS, Marcella Guimarães; DIAS, Rosângela Corrêa; NECHA, Ruth Myssior. A Universidade para a Terceira Idade na Construção da Cidadania da Pessoa Idosa. In: ALCÂNTARA, Alexandre de Oliveira; CAMARANO, Ana Amélia; GIACOMIN, Karla Cristina (Org.). Política Nacional do Idoso: Velhas e Novas Questões. Rio de Janeiro: Ipea, 2016.
BOVERO, Michelangelo. Contra o Governo dos Piores: Uma GramaÌtica da Democracia. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 30/11/2021.
BUENO, José Antônio Pimenta. Direito Publico Brazileiro e Analyze da Constituição do Imperio. Rio de Janeiro, 1857.
CACHIONI, Meire. Envelhecimento bem-sucedido e participação numa Universidade para a Terceira Idade: A experiência dos alunos da Universidade São Francisco. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1998.
______. Universidade da Terceira Idade: História e Pesquisa. Revista Kairós: Gerontologia, v. 15, p. 1-8, 2012.
CAMARANO, Ana Amélia; PASINATO, Maria Tereza. O envelhecimento populacional na agenda das políticas públicas. Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60?, Rio de Janeiro, RJ, v. 60, nº 1, p. 253-292, 2004.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 27ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
CILB. Centro Internacional de Longevidade Brasil. Envelhecimento Ativo: Um Marco Político em Resposta à Revolução da Longevidade. 1ª ed. Rio de Janeiro, RJ. 2015.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à Educação: Direito à Igualdade, Direito à Diferença. Cadernos de pesquisa, nº 116, p. 245-262, 2002.
______. Cidadania e Direitos Humanos. In: CURY, Carlos Roberto Jamil; TOSTA, Sandra de Fátima Pereira (Org.). Educac?a?o, cidade e cidadania: Leituras de Experiências socioeducativas. Belo Horizonte: PUC Minas/Aute?ntica, 2007. p. 37-44.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Educação e Preparação para a Cidadania. In: BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita; BERCOVICI, Gilberto; MELO, Claudineu de (Org.). Direitos Humanos, Democracia e República: Homenagem a Fábio Konder Comparato. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
DORON, Israel; MEWHINNEY, Kate. The Rights of Older Persons – Collection of International Documents. Jerusalém, 2007.
FUNARI, Pedro Paulo. A Cidadania Entre os Romanos. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. Edição Kindle. São Paulo: Contexto, 2013.
GOMES, Lucy; LOURES, Marta Carvalho; ALENCAR, Josélia. Universidades Abertas da Terceira Idade. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 17, p. 119-135, abr., 2005.
GRIJO, Abgail Denise Bisol; WENCESLAU, Maurinice Evaristo. Políticas Públicas de Sustentabilidade e a Participação do Cidadão: Educação em Direitos Humanos. Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas. Brasília, DF, v. 3. nº 1, p. 119-134, 2017.
IRIGARAY, Tatiana Quarti; SCHNEIDER, Rodolfo Herberto. Participação de Idosas em uma Universidade da Terceira Idade: Motivos e Mudanças Ocorridas. Psic.: Teor. e Pesq., Vol. 24 n. 2, pp. 211-216, 2008.
KALACHE, Alexandre. Envelhecimento: o papel do idoso ativo na sociedade e no mercado de trabalho - Bloco 3. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias
/REPORTAGEM-ESPECIAL/528095-ENVELHECIMENTO-O-PAPEL-DO-IDOSO-ATI
VO-NA-SOCIEDADE-E-NO-MERCADO-DE-TRABALHO-BLOCO-3.html. Acesso em: 04/12/2018.
KARNAL, Leandro. Estados Unidos, Liberdade e Cidadania. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2013.
LIMA, Mariúza Pelloso. Gerontologia educacional – Uma Pedagogia Específica para o Idoso – Uma Nova Concepção de Velhice. 1ª ed. São Paulo: LTr, 2000.
MARSHALL, Thomas Humphrey Marshall. Citizenship and Social Class and Other Essays. London: The Syndics of The Cambridge University Phess, 1950.
MASCARENHAS, Caio Gama; RIBAS, Lídia Maria. Direito Fundamental à Educação, Extrafiscalidade e Federalismo de Cooperação: “ICMS educacional” baseado em investimento municipal. Revista de Direito Brasileira. SãoPaulo, SP, v. 19, n. 8, p. 84 -106, 2018.
MENDONÇA, Felippe. A Evolução do Conceito Jurídico de Cidadania no Panorama Democrático do Século XXI. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo.
MIRANDA, Luciene Corrêa; BANHATO, Eliane Ferreira Carvalho. Qualidade de vida na terceira idade: a influência da participação em grupos. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 2, n. 1, p. 69-80, 2008.
MONDAINI, Marco. O Respeito aos Direitos dos Indivíduos. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. Edição Kindle. São Paulo: Contexto, 2013.
ODALIA, Nilo. A Liberdade Como Meta Coletiva. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. 6ª Ed. São Paulo: Contexto, 2013.
OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva; SCORTEGAGNA, Paola Andressa; OLIVEIRA, Flávia da Silva. Universidades Abertas a Terceira Idade: Delienando um Novo Espaço Educacional para o Idoso. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 64, p. 343-358, set. 2015.
ONU. Organização das Nações Unidas. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Acesso em: 28/11/2018.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. Edição Kindle. São Paulo: Contexto, 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano; ERNANI, Cesar de Freitas. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIBEIRO, Marlene. Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 113-128, 2002.
ROZENDO, Adriano da Silva. Entrevista com o Professor François Vellas, Ph.D. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 213-217, 2015.
SAVELI, Esméria de Lourdes, TENREIRO, Maria Odete Vieira. A Educação Enquanto Direito Social: Aspectos Históricos e Constitucionais. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 2, p. 51-57, maio./ago. 2012.
SILVEIRA, Nadia Dumara; BORTOLOZZO, Maria Cristina; CARVALHO, Dirce Maran. A Pessoa Idosa: Educação e Cidadania. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2009.
SILVEIRA, Vladmir Oliveira da Silveira; CAMPELLO, Lívia Gaigher Bósio. Cidadania e Direitos Humanos. In: MORAES, Alexandre de; KIM, RICHARD PAE (Org.). Cidadania o novo conceito juri?dico e a sua relac?a?o com os direitos fundamentais individuais e coletivos. Sa?o Paulo: Atlas, 2013. p. 104-124.
SIQUEIRA JR., Paulo Hamilton; OLIVEIRA, Miguel Augusto Machado de. Direitos Humanos: Liberdades Públicas e Cidadania. 4ª ed. Sa?o Paulo: Saraiva, 2016.
SWINDELL, Richard; THOMPSON Jean. An International Perspective on the University of the Third Age. Educational Gerontology: An International Quarterly, 21(5): 429-447, 1995.
THE DECLARATION OF INDEPENDENCE. Disponível em: http://www.ushistory.org/declaration/document/. Acesso em: 28/11/2018.
TONET, Fernando. Os direitos fundamentais e o conceito de democracia. Redes: R. Eletr. Dir. Soc., Canoas, v. 4, n. 1, p. 45-61, maio 2016.
UN. United Nations. Disponível em: http://www.un.org/en/events/elderabuse/pdf/vipaa.pdf. Acesso em: 04/12/2018.
______. Disponível em: http://www.un.org/en/events/pastevents/pdfs/Madrid_plan.pdf. Acesso em: 04/12/2018.
______. Disponível em: https://www.un.org/esa/socdev/ageing/documents/Resources/VIPEE-English.pdf. Acesso em: 04/12/2018.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Disponível em: http://forumeja.org.br/pi/sites/forumeja.org.br.pi/files/V%20Confintea%20Hamburgo%201997.pdf. Acesso em: 02/12/2021.
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.html. Acesso em: 04/12/2018.
VERAS, Renato Peixoto; CALDAS, Célia Pereira. Promovendo a Saúde e a Cidadania do Idoso: o Movimento das Universidades da Terceira Idade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, p. 423-432, 2004.
WENCESLAU, Maurinice Evaristo; SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Temas transversais ou conteúdos disciplinares? Cultura, cidadania e diferença. Interações, Campo Grande, MS, v. 18, n. 4, p. 197-206, out./dez. 2017.
WHO. World Health Organization. Disponível em: http://www.who.int/ethics/topics/ageing/en/. Acesso em: 29/11/2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados na Revista REDES concordam com os seguintes termos:
Os autores declaram ter ciência de que mantém os direitos autorais concedendo à REDES o direito à publicação.
Os autores declaram ter ciência de que o trabalho submetido será licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista.
Os autores declaram ter ciência que em virtude de os artigos publicados nesta revista tem acesso público e gratuito.
Os autores declaram, sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que têm ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão seu acesso à revista bloqueado.
Os autores declaram que – em caso de coautoria – todos contribuíram significativamente para a pesquisa.
Os autores obrigam-se a fornecer retratações e (ou) correções de erros em caso de eventual detecção.
Os autores obrigam-se a não publicar o texto submetido a REDES em outra Revista eletrônica (ou não).
A Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES - está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://creativecommons.org/.