A cidadania ativa dos idosos e as universidades da terceira idade no cenário internacional

Autores

  • Mariana Teixeira Thomé Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v10i2.5681

Palavras-chave:

Cidadão, Educação, Gerontologia, Direitos Humanos.

Resumo

O trabalho pretende abordar a correlação entre o exercício da cidadania ativa dos idosos e as Universidades da Terceira Idade. Analisa-se o que é cidadania, seu exercício ativo pelos cidadãos idosos, a educação atrelada a ela e as Universidades da Terceira Idade em âmbito internacional. A finalidade do trabalho é demonstrar de que forma essas universidades capacitam e corroboram o exercício da cidadania dessas pessoas. Demonstram-se, também, as diferentes formas com que essas universidades tratam a temática em seus programas. Percebe-se que as Universidades da Terceira Idade muito contribuem para o exercício da cidadania dos idosos na medida em que os capacita para tanto por meio das aulas e cursos disponibilizados. Esses permitem a ampliação do conhecimento e a troca de experiências de modo que toda a sociedade é favorecida com o compartilhamento de conhecimentos. O lapso temporal da pesquisa é o cenário atual de desenvolvimento da cidadania e a análise dos currículos das universidades ao longo da década de 1990 até o início dos anos 2000. A metodologia adotada é descritiva, documental e bibliográfica. Recorre-se a textos de autores que fazem um estudo analítico sobre a temática (em livros, artigos e dissertações) bem como a documentos legais e revistas da Organização das Nações Unidas, da Organização Mundial da Saúde e da Association Internationale des Universites du Troisième Age.

Biografia do Autor

Mariana Teixeira Thomé, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Advogada. Mestra em Direito pela UFMS. Especialista em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela PUC-GO. Formada em Direito pela PUC-GO.

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Publicado

2022-08-24

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Artigos