A cidadania ativa dos idosos e as universidades da terceira idade no cenário internacional
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v10i2.5681Keywords:
Cidadão, Educação, Gerontologia, Direitos Humanos.Abstract
O trabalho pretende abordar a correlação entre o exercício da cidadania ativa dos idosos e as Universidades da Terceira Idade. Analisa-se o que é cidadania, seu exercício ativo pelos cidadãos idosos, a educação atrelada a ela e as Universidades da Terceira Idade em âmbito internacional. A finalidade do trabalho é demonstrar de que forma essas universidades capacitam e corroboram o exercício da cidadania dessas pessoas. Demonstram-se, também, as diferentes formas com que essas universidades tratam a temática em seus programas. Percebe-se que as Universidades da Terceira Idade muito contribuem para o exercício da cidadania dos idosos na medida em que os capacita para tanto por meio das aulas e cursos disponibilizados. Esses permitem a ampliação do conhecimento e a troca de experiências de modo que toda a sociedade é favorecida com o compartilhamento de conhecimentos. O lapso temporal da pesquisa é o cenário atual de desenvolvimento da cidadania e a análise dos currículos das universidades ao longo da década de 1990 até o início dos anos 2000. A metodologia adotada é descritiva, documental e bibliográfica. Recorre-se a textos de autores que fazem um estudo analítico sobre a temática (em livros, artigos e dissertações) bem como a documentos legais e revistas da Organização das Nações Unidas, da Organização Mundial da Saúde e da Association Internationale des Universites du Troisième Age.References
AIUTA. Association Internationale des Universites du Troisième Age. Disponível em: https://www.aiu3a.org/pdf/Paper7.pdf. Acesso em: 02/12/2018.
ARISTÓTELES. A Política. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ASSIS, Marcella Guimarães; DIAS, Rosângela Corrêa; NECHA, Ruth Myssior. A Universidade para a Terceira Idade na Construção da Cidadania da Pessoa Idosa. In: ALCÂNTARA, Alexandre de Oliveira; CAMARANO, Ana Amélia; GIACOMIN, Karla Cristina (Org.). Política Nacional do Idoso: Velhas e Novas Questões. Rio de Janeiro: Ipea, 2016.
BOVERO, Michelangelo. Contra o Governo dos Piores: Uma GramaÌtica da Democracia. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 30/11/2021.
BUENO, José Antônio Pimenta. Direito Publico Brazileiro e Analyze da Constituição do Imperio. Rio de Janeiro, 1857.
CACHIONI, Meire. Envelhecimento bem-sucedido e participação numa Universidade para a Terceira Idade: A experiência dos alunos da Universidade São Francisco. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1998.
______. Universidade da Terceira Idade: História e Pesquisa. Revista Kairós: Gerontologia, v. 15, p. 1-8, 2012.
CAMARANO, Ana Amélia; PASINATO, Maria Tereza. O envelhecimento populacional na agenda das políticas públicas. Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60?, Rio de Janeiro, RJ, v. 60, nº 1, p. 253-292, 2004.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 27ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
CILB. Centro Internacional de Longevidade Brasil. Envelhecimento Ativo: Um Marco Político em Resposta à Revolução da Longevidade. 1ª ed. Rio de Janeiro, RJ. 2015.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à Educação: Direito à Igualdade, Direito à Diferença. Cadernos de pesquisa, nº 116, p. 245-262, 2002.
______. Cidadania e Direitos Humanos. In: CURY, Carlos Roberto Jamil; TOSTA, Sandra de Fátima Pereira (Org.). Educac?a?o, cidade e cidadania: Leituras de Experiências socioeducativas. Belo Horizonte: PUC Minas/Aute?ntica, 2007. p. 37-44.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Educação e Preparação para a Cidadania. In: BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita; BERCOVICI, Gilberto; MELO, Claudineu de (Org.). Direitos Humanos, Democracia e República: Homenagem a Fábio Konder Comparato. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
DORON, Israel; MEWHINNEY, Kate. The Rights of Older Persons – Collection of International Documents. Jerusalém, 2007.
FUNARI, Pedro Paulo. A Cidadania Entre os Romanos. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. Edição Kindle. São Paulo: Contexto, 2013.
GOMES, Lucy; LOURES, Marta Carvalho; ALENCAR, Josélia. Universidades Abertas da Terceira Idade. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 17, p. 119-135, abr., 2005.
GRIJO, Abgail Denise Bisol; WENCESLAU, Maurinice Evaristo. Políticas Públicas de Sustentabilidade e a Participação do Cidadão: Educação em Direitos Humanos. Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas. Brasília, DF, v. 3. nº 1, p. 119-134, 2017.
IRIGARAY, Tatiana Quarti; SCHNEIDER, Rodolfo Herberto. Participação de Idosas em uma Universidade da Terceira Idade: Motivos e Mudanças Ocorridas. Psic.: Teor. e Pesq., Vol. 24 n. 2, pp. 211-216, 2008.
KALACHE, Alexandre. Envelhecimento: o papel do idoso ativo na sociedade e no mercado de trabalho - Bloco 3. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias
/REPORTAGEM-ESPECIAL/528095-ENVELHECIMENTO-O-PAPEL-DO-IDOSO-ATI
VO-NA-SOCIEDADE-E-NO-MERCADO-DE-TRABALHO-BLOCO-3.html. Acesso em: 04/12/2018.
KARNAL, Leandro. Estados Unidos, Liberdade e Cidadania. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2013.
LIMA, Mariúza Pelloso. Gerontologia educacional – Uma Pedagogia Específica para o Idoso – Uma Nova Concepção de Velhice. 1ª ed. São Paulo: LTr, 2000.
MARSHALL, Thomas Humphrey Marshall. Citizenship and Social Class and Other Essays. London: The Syndics of The Cambridge University Phess, 1950.
MASCARENHAS, Caio Gama; RIBAS, Lídia Maria. Direito Fundamental à Educação, Extrafiscalidade e Federalismo de Cooperação: “ICMS educacional” baseado em investimento municipal. Revista de Direito Brasileira. SãoPaulo, SP, v. 19, n. 8, p. 84 -106, 2018.
MENDONÇA, Felippe. A Evolução do Conceito Jurídico de Cidadania no Panorama Democrático do Século XXI. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo.
MIRANDA, Luciene Corrêa; BANHATO, Eliane Ferreira Carvalho. Qualidade de vida na terceira idade: a influência da participação em grupos. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 2, n. 1, p. 69-80, 2008.
MONDAINI, Marco. O Respeito aos Direitos dos Indivíduos. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. Edição Kindle. São Paulo: Contexto, 2013.
ODALIA, Nilo. A Liberdade Como Meta Coletiva. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. 6ª Ed. São Paulo: Contexto, 2013.
OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva; SCORTEGAGNA, Paola Andressa; OLIVEIRA, Flávia da Silva. Universidades Abertas a Terceira Idade: Delienando um Novo Espaço Educacional para o Idoso. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 64, p. 343-358, set. 2015.
ONU. Organização das Nações Unidas. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Acesso em: 28/11/2018.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. Edição Kindle. São Paulo: Contexto, 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano; ERNANI, Cesar de Freitas. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIBEIRO, Marlene. Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 113-128, 2002.
ROZENDO, Adriano da Silva. Entrevista com o Professor François Vellas, Ph.D. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 213-217, 2015.
SAVELI, Esméria de Lourdes, TENREIRO, Maria Odete Vieira. A Educação Enquanto Direito Social: Aspectos Históricos e Constitucionais. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 2, p. 51-57, maio./ago. 2012.
SILVEIRA, Nadia Dumara; BORTOLOZZO, Maria Cristina; CARVALHO, Dirce Maran. A Pessoa Idosa: Educação e Cidadania. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2009.
SILVEIRA, Vladmir Oliveira da Silveira; CAMPELLO, Lívia Gaigher Bósio. Cidadania e Direitos Humanos. In: MORAES, Alexandre de; KIM, RICHARD PAE (Org.). Cidadania o novo conceito juri?dico e a sua relac?a?o com os direitos fundamentais individuais e coletivos. Sa?o Paulo: Atlas, 2013. p. 104-124.
SIQUEIRA JR., Paulo Hamilton; OLIVEIRA, Miguel Augusto Machado de. Direitos Humanos: Liberdades Públicas e Cidadania. 4ª ed. Sa?o Paulo: Saraiva, 2016.
SWINDELL, Richard; THOMPSON Jean. An International Perspective on the University of the Third Age. Educational Gerontology: An International Quarterly, 21(5): 429-447, 1995.
THE DECLARATION OF INDEPENDENCE. Disponível em: http://www.ushistory.org/declaration/document/. Acesso em: 28/11/2018.
TONET, Fernando. Os direitos fundamentais e o conceito de democracia. Redes: R. Eletr. Dir. Soc., Canoas, v. 4, n. 1, p. 45-61, maio 2016.
UN. United Nations. Disponível em: http://www.un.org/en/events/elderabuse/pdf/vipaa.pdf. Acesso em: 04/12/2018.
______. Disponível em: http://www.un.org/en/events/pastevents/pdfs/Madrid_plan.pdf. Acesso em: 04/12/2018.
______. Disponível em: https://www.un.org/esa/socdev/ageing/documents/Resources/VIPEE-English.pdf. Acesso em: 04/12/2018.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Disponível em: http://forumeja.org.br/pi/sites/forumeja.org.br.pi/files/V%20Confintea%20Hamburgo%201997.pdf. Acesso em: 02/12/2021.
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.html. Acesso em: 04/12/2018.
VERAS, Renato Peixoto; CALDAS, Célia Pereira. Promovendo a Saúde e a Cidadania do Idoso: o Movimento das Universidades da Terceira Idade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, p. 423-432, 2004.
WENCESLAU, Maurinice Evaristo; SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Temas transversais ou conteúdos disciplinares? Cultura, cidadania e diferença. Interações, Campo Grande, MS, v. 18, n. 4, p. 197-206, out./dez. 2017.
WHO. World Health Organization. Disponível em: http://www.who.int/ethics/topics/ageing/en/. Acesso em: 29/11/2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts for publication in the “REDES” Magazine agree to the following terms:
The authors claim to be aware that they retain copyright by giving “REDES” the right to publish.
The authors declare to be aware that the work submitted will be licensed under the Creative Commons Non-Commercial Attribution License which allows article sharing with acknowledgment of authorship and publication in this journal.
The authors declare to be aware that by virtue of the articles published in this journal have free public access.
The authors declare, under the penalty of the law, that the text is unpublished and original and that they are aware that plagiarism has been identified, plagiarized authors will be informed - willingly, to take legal action in the civil and criminal sphere - and, plagiarists will have their access to the magazine blocked.
The authors state that - in case of co-authoring - all contributed significantly to the research.
Authors are obliged to provide retractions and (or) corrections of errors in case of detection.
The authors are obliged not to publish the text submitted to “REDES” in another electronic journal (or not).
The Electronic Journal Law and Society - REDES - is licensed under a Creative Commons License. Attribution-NonCommercial 4.0 International.Based on work available at "http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice".
Permissions in addition to those granted under this license may be available at http://creativecommons.org/.