Olhar crítico sobre a cidade mercadológica: entre o espaço do capital e o espaço político dos cidadãos

Autores

  • Marilne Thomazello Mendes Fernandes Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, São José dos Campos – SP.
  • Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, São José dos Campos – SP.
  • Cilene Gomes Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, São José dos Campos – SP.

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v10i2.6229

Palavras-chave:

Planejamento estratégico urbano, Cidade mercadológica, Espaço político, Marketing urbano

Resumo

O Brasil, nos anos da década de 1990, foi marcado por grandes transformações nas esferas social, econômica e política. O processo de globalização agiu diretamente nas políticas urbanas e no planejamento das cidades. Durante esse período, o planejamento e a gestão urbana passaram a ser conduzidos com base em preceitos neoliberais, que visavam o gerenciamento da cidade conforme os mecanismos de controle de uma empresa, pensando a cidade por meio de um Planejamento Urbano Estratégico. O discurso desse planejamento difunde a ideia de que as cidades contemporâneas no sistema capitalista promovam a competição entre si, apresentando seus atributos de maneira mercadológica e, assim, negando a cidade em sua dimensão de espaço político e social. O objetivo deste trabalho é discutir se os fatores de lazer e culturais servem apenas de atrativo nessa lógica mercadológica, atravessada pelas políticas que irão renovar o espaço urbano, desfavorecendo a construção do espaço político dos cidadãos, dimensão relevante do espaço da sociedade.

Biografia do Autor

Marilne Thomazello Mendes Fernandes, Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, São José dos Campos – SP.

Graduada em Biologia e Pedagogia. Visiting Scholar no Departamento de Geografia da Universidade da Califórnia - Berkeley, USA (1995). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (2002).

Professor Adjunto da Universidade Paulista - Unip - São José dos Campos. Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional na Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, São José dos Campos – SP.

Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali, Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, São José dos Campos – SP.

Possui graduação em Historia pela Universidade do Vale do Paraíba, Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor doutor da Universidade do Vale do Paraíba, atuando na Graduação ( Curso de História e Geografia) e na Pós- Graduação, como docente permanente do Mestrado em Planejamento Urbano e Regional, na Linha de Pesquisa "Sociedade, Espaço e Cultura". É coordenadora do Núcleo de Pesquisa "Pro-Memória São José dos Campos" e do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica/ IP&D/UNIVAP.Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História da América, pesquisando principalmente os seguintes temas: história e cidade, história regional e documentação histórica.

Cilene Gomes, Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, São José dos Campos – SP.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994, 2001). Estágios de pós-doutorado concluídos no Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014) e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da Universidade do Vale do Paraíba (2017). Atualmente é docente-pesquisador do PLUR da Universidade do Vale do Paraíba e é coordenadora do Observatório da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sediado no Núcleo de Estudos Urbano-Metropolitanos e Urbano-Regionais (NEUMUR). Tem experiência no campo do ensino e pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, Geografia Humana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos urbanos e regionais, planejamento urbano e regional, urbanização, metropolização e regionalização, rede urbana, cidades, sociedade da informação e comunicação, geotecnologias, participação social, cidadania, metodologia científica e psicologia social.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Edição

Seção

Artigos