Estamos em atraso?: Uma análise de dados sobre a institucionalização da Pós-Graduação do Direito e das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v10i1.7173Palavras-chave:
Ensino Jurídico, Pós-Graduação, CAPES, Pesquisa Empírica, Pesquisa em DireitoResumo
O artigo tem por objetivo apresentar uma comparação entre dados da pós-graduação no Direito e nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Brasil. Para tanto, pretende-se descrever dados coletados em bases disponibilizadas pela CAPES até o ano de 2018. O trabalho parte da hipótese levantada por Marcos Nobre em 2003 de que o Direito apresentaria um “atraso relativo” da pesquisa científica em comparação às demais Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A análise não tem por foco a possível questão teórico-epistemológica deste atraso, mas sim as dificuldades da institucionalização da pesquisa científica no Direito, conforme apontada por Roberto da Silva Fragale Filho e Alexandre Veronese em 2004 e detalhada por Alexandre Veronese em 2007. A descrição destes dados tem por objetivo verificar em que medida as hipóteses levantadas na literatura encontram fundamento nos dados, bem como melhor caracterizar os problemas relativos a essa baixa institucionalização. A conclusão é de que os dados demonstram uma substancial diferença entre o Direito e as demais áreas, o que dá suporte aos diagnósticos levantados na literatura.Referências
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