A Análise Econômica do Direito aplicada à judicialização de políticas públicas de acesso à educação infantil pública
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v11i3.10564Keywords:
Análise Econômica do Direito, Direito à educação infantil pública, vagas em creche, judicialização de políticas públicas, educação básica obrigatóriaAbstract
O presente artigo tem como objetivo principal identificar se a judicialização de políticas públicas de acesso à educação infantil pública encontra guarida dentro das premissas da Análise Econômica do Direito, máxime, em relação aos conceitos de eficiência econômica de Pareto ou de Kaldor-Hicks. Para tanto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, jurisprudencial e qualitativa, fazendo o emprego do método dedutivo, uma vez que é o mais adequado para atingir os propósitos do presente artigo. Parte-se então aqui da premissa maior com o intuito de contextualizar o leitor, por meio da oferta de informações a respeito do que seja a Análise Econômica do Direito. Após, ingressa-se no direito à educação como direito humano e fundamental, bem como na respectiva judicialização. Por derradeiro, adentra-se ao objetivo deste trabalho, identificando se a judicialização das políticas públicas de acesso à educação infantil encontra eco ou não na Análise Econômica do Direito. A pesquisa, por seu turno, mostra-se relevante, uma vez que cuida de um assunto que chega corriqueiramente à análise do Poder Judiciário, gerando grandes questionamentos a respeito da atuação daquele Poder. Por fim, emprega-se o referencial teórico da Análise Econômica do Direito, focando, por conseguinte, no efeito e nas consequências da judicialização da educação infantil pública.
References
ALVAREZ, Alejandro Bugallo. Análise econômica do direito: contribuições e desmitificações. Revista Direito, Estado e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 9. n. 29, p. 49-68, jul./dez. 2006. Disponível em: http://direitoestadosociedade.jur.puc-rio.br/media/Bugallo_n29.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
ARAKAKI, Allan Thiago Barbosa; RIBEIRO, Maria de Fátima. A Análise Econômica do Direito e seus impactos na (in)aplicação do princípio in dubio pro societate. Revista Jurídica UNIGRAN, Dourados, v. 24, n. 47, jan./jun., 2022. Disponível em: https://www.unigran.br/dourados/revista_juridica/ed_atual/artigos/artigo04.pdf?v=47. Acesso em: 30 set. 2022.
ARAKAKI, Allan Thiago Barbosa; RIBEIRO, Maria de Fátima. Política Fiscal e Extrafiscal como forma de promoção da Justiça Social. Revista Jurídica UNIGRAN, Dourados, v. 22, n. 44, p. 87-101, jul./dez., 2020. Disponível em: https://www.unigran.br/dourados/revista_juridica/ed_anteriores/44/downloads/revista_completa.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
ARAKAKI, Allan Thiago Barbosa; ROSSIGNOLI, Marisa. O mínimo existencial na promoção do estado de bem-estar social em tempos de pandemia da COVID-19. Revista Meritum, Belo Horizonte, vol. 16, n. 4, p. 171-190, 2021.
BRASIL. Decreto n. 591, de 6 de julho de 1992. Atos Internacionais. Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Promulgação. Brasília, DF: Presidência da República, [2022]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0591.htm. Acesso em: 30 set. 2022.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Agravo Regimental em Recurso Extraordinário 64143 – São Paulo. Ementa. [...] Garantia estatal de vaga em creche. Prerrogativa constitucional. Ausência de ingerência no poder discricionário do poder executivo. Precedentes. Relatora: Ministra Ellen Gracie, julgado em 15 de dezembro de 2009. Disponível em: https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search/sjur173342/false. Acesso em: 30 set. 2022.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Agravo Interno no Recurso Extraordinário com Agravo 1322879 – Distrito Federal. Ementa: Agravo interno. Recurso extraordinário com agravo. Acórdão recorrido em dissonância com a jurisprudência do STF. Vaga em creche ou pré-escola. Proximidade da residência. Obrigação estatal. Relator: Ministro Alexandre de Moraes, julgado em 11 de outubro de 2021. Disponível em: https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search/sjur454635/false. Acesso em: 30 set. 2022.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário 1008166. 1. A educação básica em todas as suas fases - educação infantil, ensino fundamental e ensino médio - constitui direito fundamental de todas as crianças e jovens, assegurado por normas constitucionais de eficácia plena e aplicabilidade direta e imediata. 2. A educação infantil compreende creche (de zero a 3 anos) e a pré-escola (de 4 a 5 anos). Sua oferta pelo Poder Público pode ser exigida individualmente, como no caso examinado neste processo. 3. O Poder Público tem o dever jurídico de dar efetividade integral às normas constitucionais sobre acesso à educação básica. Relator: Ministro Luiz Fux, julgado em 22 de setembro de 2022. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5085176. Acesso em: 02 out. 2022.
CARVALHO, Cristiano; MATTOS, Ely José de. Análise econômica do direito tributário e colisão de princípios jurídicos: um caso concreto. UC Berkeley: Berkeley Program in Law and Economics, 2008. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/5sb875z8. Acesso em: 16 out. 2021.
FARIA, Renato Maia de. Teoria econômica do crime: uma visão da Análise Econômica do Direito sobre a criminalidade no Brasil. Florianópolis: Habitus Editora, 2022.
HASTREITER, Michele Alessandra. Ordem Privada. In: RIBEIRO, Márcia Carla; DOMINGUES, Victor Hugo; KLEIN, Vinicius (org.). Análise Econômica do Direito: Justiça e desenvolvimento. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 91-98.
HOLMES; Stephen; SUSTEIN, Cass R. O custo dos direitos: por que a liberdade depende dos impostos. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
GONÇALVES, Oksandro Osdival; RIBEIRO, Marcelo Miranda. Incentivos fiscais: uma perspectiva da Análise Econômica do Direito. Economic Analysis of Law Review, Brasília, DF, v. 4, n. 1, p. 79-102, jan./jun., 2013. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/4%20EALR%2079. Acesso em: 30 set. 2022.
KLEIN, Vinícius; GRANDO, Guilherme. Os argumentos econômicos na argumentação judicial. In: RIBEIRO, Márcia Carla; DOMINGUES, Victor Hugo; KLEIN, Vinicius (org.). Análise Econômica do Direito: Justiça e desenvolvimento. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 141-148.
MACKAAY, Ejan; ROUSSEAU, Stéphane. Análise Econômica do Direito. 2 ed. Atlas: São Paulo, 2020.
MALI, Thiago. Quase metade das cidades brasileiras dependem 90% ou mais de repasses. Poder 360, Brasília, DF, 18 out. 2021. Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/quase-metade-das-cidades-brasileiras-dependem-90-ou-mais-de-repasses/. Acesso em: 30 set. 2022.
MALISKA, Marcos Augusto. Da educação, da cultura e do desporto. In: CANOTILHO, José Joaquim Gomes et al. (org.). Comentários à constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva: 2013, p. 1968.
MATIAS, João Luís Nogueira; ARRUDA, Ricardo José Brito Bastos Aguiar. Custos de transação como metapolítica pública. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, DF, vol. 9, nº 1, p. 276-291, abr., 2019. Disponível em: https://www.publicacoes.uniceub.br/RBPP/article/view/4786. Acesso em: 30 set. 2022.
OLIVEIRA, Fernando Nunes. A caça ao veado e o erro de Waltz. Revista de Filosofia da Universidade Federal do Piauí, Teresina, vol. 10, nº 19, p. 74-89, 2019.
OLSSON, Gustavo Andre. Análise Econômica do Direito Penal e Teoria Sistêmica. Curitiba: Juruá Editora, 2014.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral, de 10 de dezembro de 1948. Brasília, DF: Nações Unidas Brasil, [2022]. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91601-declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 30 set. 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de desenvolvimento sustentável. Objetivo de desenvolvimento sustentável 4. Educação de qualidade. Brasília, DF: Nações Unidas Brasil, c2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 30 set. 2022.
POHLMANN, Marcelo Coletto; AGUIAR, Anderson Braga de; BERTOLUCCI, Aldo; MARTINS, Eliseu. Impacto da especificidade de Ativos nos Custos de Transação, na estrutura de Capital e no valor da empresa. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, Edição Especial, p. 24-40, jun. 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34123/36855. Acesso em: 30 set. 2022.
POSNER. Richard. Direito, Pragmatismo e Democracia. Rio de Janeiro: Forense, 2010
POSNER, Richard. El Análisis Económico del Derecho. 2 ed. México: Fondo de Cultura Económica, 2007
PUCCINELLI JÚNIOR, André; ARAKAKI, Allan Thiago Barbosa. O federalismo cooperativo e a reserva do possível. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.
RANIERI, Nina. O direito à educação e as competências dos poucos entes federados no Brasil: complexidade, pouca colaboração, baixa coordenação. In: PRETTO, Renato Siqueira de; KIM, Richard Pae; TEREOKA, Thiago Massao Cortizo (coord.). Federalismo e Poder Judiciário. São Paulo: Escola Paulista da Magistratura, 2019, p. 269.
RODRIGUES, Rayane Vieira; ROCHA, Janaína Ibiapina da; OLIVEIRA, Vanessa Elias de; XIMENES, Salomão Barros. Efeito da judicialização da educação infantil em contextos locais: casos de quatro municípios paulistas. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP, v. 31, n. 64 (2021), 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/14610. Acesso em: 30 set. 2022.
SZTAJN, Rachel. Law & Economics. In: SZTAJN, Rachel; ZYLBERSTAJN, Décio (org.). Direito & Economia: Análise Econômica do Direito e das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 74-84.
TAPOROSKY, Barbara Cristina Hanauer; SILVEIRA, Adriana Dragone. A judicialização das políticas públicas e o direito à educação infantil. Eccos Revista Científica, São Paulo, nº 48, p. 295-315, jan./mar., 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782019000100295. Acesso em: 30 set. 2022.
TIMM, Luciano Benetti. Função social do contrato. In: RIBEIRO, Márcia Carla; DOMINGUES, Victor Hugo; KLEIN, Vinicius (org.). Análise Econômica do Direito: Justiça e desenvolvimento. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 63-72.
VIEIRA, Andréa Fioroti Zacarias. O direito à educação básica na Constituição Federal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.
XIMENES, Salomão Barros; OLIVEIRA, Vanessa Elias de; SILVA, Mariana Pereira da. Judicialização da educação infantil: efeitos da interação entre o Sistema de Justiça e a Administração Pública. Revista Brasileira de Ciência Pública. Brasília, DF, n. 29, p. 155-188, maio/ago., 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/SHSsGMztRZgS7XxpmpRNcxm/?lang=pt. Acesso em: 30 set. 2022.
YEUNG, Luciana. Jurimetria. In: RIBEIRO, Márcia Carla; DOMINGUES, Victor Hugo; KLEIN, Vinicius (org.). Análise Econômica do Direito: Justiça e desenvolvimento. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 133-140.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Direito e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who submit their manuscripts for publication in the “REDES” Magazine agree to the following terms:
The authors claim to be aware that they retain copyright by giving “REDES” the right to publish.
The authors declare to be aware that the work submitted will be licensed under the Creative Commons Non-Commercial Attribution License which allows article sharing with acknowledgment of authorship and publication in this journal.
The authors declare to be aware that by virtue of the articles published in this journal have free public access.
The authors declare, under the penalty of the law, that the text is unpublished and original and that they are aware that plagiarism has been identified, plagiarized authors will be informed - willingly, to take legal action in the civil and criminal sphere - and, plagiarists will have their access to the magazine blocked.
The authors state that - in case of co-authoring - all contributed significantly to the research.
Authors are obliged to provide retractions and (or) corrections of errors in case of detection.
The authors are obliged not to publish the text submitted to “REDES” in another electronic journal (or not).
The Electronic Journal Law and Society - REDES - is licensed under a Creative Commons License. Attribution-NonCommercial 4.0 International.Based on work available at "http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice".
Permissions in addition to those granted under this license may be available at http://creativecommons.org/.