Teoria dos sistemas: a comunicação e a linguagem como abertura causal para garantia da clausura operacional dos sistemas sociais

Autores

  • Cláudio Rogério Sousa Lira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Faculdade Educacional Machado de Assis (FEMA)
  • Júlio César Maggio Stürmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2318-8081.15.3

Palavras-chave:

sistema – autopoiese – comunicação – linguagem

Resumo

O estudo aqui proposto abordará a Teoria dos Sistemas e a importância da comunicação e da linguagem para a clausura operacional dos sistemas sociais. Para tanto, será efetuado uma revisão bibliográfica sobre a Teoria Sistêmica a partir dos seus principais autores internacionais e nacionais, possibilitando uma (re)discussão do papel da comunicação e da linguagem na relação entre sistemas e entorno. O que se verá no decorrer das linhas desenvolvidas neste artigo é que não existe sociedade sem comunicação. Essa comunicação é realizada por meio da linguagem. Assim, pretende-se sustentar que a comunicação depende da linguagem, isto é, não existe comunicação sem linguagem. Por isso, afirma-se que a linguagem marca a diferença na comunicação entre sistema e o entorno, função essa que representa a estabilidade do sistema no plano da auto-organização e da (re)produção.

Biografia do Autor

Cláudio Rogério Sousa Lira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Faculdade Educacional Machado de Assis (FEMA)

Doutorando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Santo Ângelo), Professor do Ensino Superior da Fundação Educacional Machado de Assis de Santa Rosa (FEMA) e servidor do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. E-mail: crlira@mprs.mp.br.

Júlio César Maggio Stürmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI.

Doutorando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2000) e mestrado pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2008). É professor do Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, campus Santo Ângelo. Atualmente atua como Promotor de Justiça do Ministério Público - RS, na Promotoria de Santo Ângelo - RS.

Downloads

Publicado

2015-11-24

Edição

Seção

Artigos