Direito, rock e desilusão: representações do direito na música “... And Justice for All.”, do Metallica.

Autores

  • Amanda Muniz Oliveira
  • Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos

DOI:

https://doi.org/10.18316/2318-8081.16.22

Palavras-chave:

Direito, Representações, Rock.

Resumo

Compreendendo a arte e suas diversas manifestações como formas de representações sociais, o presente artigo propõe demonstrar de que forma o rock, ritmo de contestação e crítica, representa e compreende o direito. Assim, a partir da análise da música ...And Justice for all, da banda Metallica, serão demonstradas as representações sociais das instituições jurídicas, refletidos em anseios e sentimentos expressos pelo rock. A partir dessas representações, entende-se que o jurista pode melhor compreender os discursos e ideias que circulam no âmbito social sobre sua atuação e sobre o próprio sistema judiciário, o que pode auxiliar na transformação da relação entre os sujeitos do mundo jurídico e os indivíduos sociais.

 

Biografia do Autor

Amanda Muniz Oliveira

Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGD/UFSC. Mestra em Direito pelo PPGD/UFSC. Bacharela em Direito pelas Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros - MG – FADISA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Conhecer Direito – NECODI (UFSC/CNPq). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Modelagem e Compreensão de Sistemas Sociais: Direito, Estado, Sociedade e Política (UFSC/CNPq). Pesquisadora do Grupo de Extensão Direito das Mulheres (CCJ/UFSC). Membro do Núcleo de História e Rock – NEHROCK (CFH/UFSC). Bolsista CAPES. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3656942869359698. E-mail: amandai040@gmail.com.

Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGH/UFSC. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Pós-graduado em Filosofia pela UNIMONTES. Historiador pela UNIMONTES. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais – Meridianum (UFSC/CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5676372308120967. E-mail: rodoxbastos@gmail.com.

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos