Homo Politicus: A condição humana e o agir político segundo Hannah Arendt e Amartya Sen

Autores

  • Neuro Jose Zambam Faculdade Meridional _IMED
  • Sandro Fröhlich Univates

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v6i1.4126

Palavras-chave:

Condição de Agente, Direitos, Justiça, Condição Humana, Ação, Discurso.

Resumo

Investigar o conceito de condição humana e sua identidade política e jurídica no pensamento de Hannah Arendt e Amartya Sen é o principal objetivo deste artigo. Entendemos que o valor da pessoa se fortalece na inserção ativa nas sociedades democráticas. A condição de agente sedimenta a maturidade social, a estabilidade política e os compromissos orientados para a justiça social. Com igual intensidade, a vida do homem, enquanto condição humana é uma vida de ação e discurso que se realiza entre os demais, na polis. Em meio à pluralidade cada sujeito faz surgir e construir coisas novas. O método de investigação é o indutivo, a técnica de pesquisa é a bibliográfica e a categoria é o conceito de pessoa. O homem, na condição de agente ativo é protagonista de sua história junto à comunidade.

 

HOMMO POLITICUS: 

A condição humana e o agir político segundo Hannah Arendt e Amartya Sen

Biografia do Autor

Neuro Jose Zambam, Faculdade Meridional _IMED

Pós-doutor em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Meridional – IMED – Mestrado. Professor da Escola de Direito da Faculdade Meridional – IMED de Passo Fundo – Graduação e Pós-Graduação. Membro do Grupo de Trabalho, Ética e cidadania da ANPOF (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia). Pesquisador da Faculdade Meridional.. Líder do Grupo de Estudo, Multiculturalismo e pluralismo jurídico. Coordenador do Centro Brasileiro de Estudos sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen.

Sandro Fröhlich, Univates

Doutor em filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; Mestre em Ciências Criminais e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Professor na Univates

Downloads

Publicado

2018-05-29

Edição

Seção

Artigos