Keep Talking do Pink Floyd e a democracia deliberativa de Jürgen Habermas
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v11i2.5692Keywords:
Jürgen Habermas, Democracia deliberativa, Direito e rock, Pink Floyd,Abstract
O presente artigo objetiva discutir o paralelo entre a filosofia do direito, de Jürgen Habermas, com a música Keep Talking, do Pink Floyd, reconstruindo a teoria daquele autor na medida em que avança na elaboração do estudo. Emprega o método indutivo, na via qualitativa, e forma como resultado uma pesquisa normativa. Compreende que a ação comunicativa habermasiana é baseada nos atos de fala e que há uma reverberação dessa estrutura para a democracia deliberativa. Entende que o mundo da vida é o aporte cultural que forma a personalidade e orienta as relações sociais, sendo o rock um dos componentes culturais daquele instituto. Percebe, mediante a obra do Pink Floyd, que existe uma dificuldade inata ao homem para as comunicações, a qual é possível de ser superada através da fala, o que se assemelha aos postulados da ação comunicativa. Ao final, conclui pela relação entre Keep Talking e a democracia deliberativa como uma manifestação cultural que evoca ao ouvinte uma reflexão sobre a importância da ação comunicativa.
References
CARNIO, Henrique Garbellini Carnio. O rock como cogito do tempo: escuta, eletricidade e as formas jurídicas. In: SCHWARTZ, Germano. GUERRA FILHO, Willis Santiago. (Orgs). Another brick in the law: ensaios sobre direito & rock. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016. p. 71 - 98
GÓES, Ricardo Tinoco de. Democracia deliberativa e jurisdição: a legitimidade da decisão judicial a partir e para além de J. Habermas. Curitiba: Juruá, 2013
HABERMAS, Jürgen. Agir comunicativo e razão destranscendentalizada. Trad. Lucia Aragão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989
HABERMAS, Jürgen. Facticidade e validade: contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia. Trad. Felipe Gonçalves Silva e Rúrion Soares Melo. São Paulo: UNESP, 2020.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Trad. Luiz Sérgio Repa Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Trad. Flávio Beno Siebeneicheler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990
HABERMAS, Jürgen. Racionalidade e comunicação. Trad. Paulo Rodrigues. Lisboa: Edições 70, 2002
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista. Volume II. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016
HABERMAS, Jürgen. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. Trad. Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2004
MICHAELS, Sean. Stephen Hawking sampled on Pink Floyd’s The Endless River. The Guardian. Londres. 08 out. 2014. Disponível em: <https://www.theguardian.com/music/2014/oct/08/stephen-hawking-sampled-pink-floyd-the-endless-river>. Acesso em: 06 ago. 2018
NEVES, Marcelo. Entre Têmis e Leviatã: uma relação difícil. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes,
PEREIRA, Carlos André Maciel Pinheiro. Jurisdição procedimental: o agir comunicativo da opinião pública através do amicus curiae. Curitiba: Juruá, 2018
PINK FLOYD. Keep Talking. The Division Bell. Londres: EMI, 1994. Disco compacto. Faixa 9
REPA, Luiz Sérgio. Reconstrução e emancipação: método e política em Jürgen Habermas. São Paulo: UNESP, 2021.
SCHWARTZ, Germano. Direito & rock: o BRock e as expectativas normativas da Constituição de 1988 e do junho de 2013. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014
SEGATTO, Antonio Ianni. A tensão entre facticidade e validade. In: NOBRE, Marcos. TERRA, Ricardo. (Orgs.) Direito e Democracia: um guia de leitura de Habermas. São Paulo: Malheiros, 2008. p. 37 – 54
TOLISNKI, Brad. Sounds of silence. In: PERNA, Alan. (Org.). Guitar World presents Pink Floyd: from the pages of Guitar World magazine. Milwaukee: Hal Leonard, 2002. p. 75 - 87
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. 9. ed. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2014
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who submit their manuscripts for publication in the “REDES” Magazine agree to the following terms:
The authors claim to be aware that they retain copyright by giving “REDES” the right to publish.
The authors declare to be aware that the work submitted will be licensed under the Creative Commons Non-Commercial Attribution License which allows article sharing with acknowledgment of authorship and publication in this journal.
The authors declare to be aware that by virtue of the articles published in this journal have free public access.
The authors declare, under the penalty of the law, that the text is unpublished and original and that they are aware that plagiarism has been identified, plagiarized authors will be informed - willingly, to take legal action in the civil and criminal sphere - and, plagiarists will have their access to the magazine blocked.
The authors state that - in case of co-authoring - all contributed significantly to the research.
Authors are obliged to provide retractions and (or) corrections of errors in case of detection.
The authors are obliged not to publish the text submitted to “REDES” in another electronic journal (or not).
The Electronic Journal Law and Society - REDES - is licensed under a Creative Commons License. Attribution-NonCommercial 4.0 International.Based on work available at "http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice".
Permissions in addition to those granted under this license may be available at http://creativecommons.org/.