New-Look Law Firms e Lawtechs: para além da inovação de solução, uma questão de inovação de significado no mercado de serviço jurídico

Autores

  • Fernanda Borghetti Cantali Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Guilherme Wünsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v9i1.6104

Palavras-chave:

Novas tecnologias, disrupção, escritórios de advocacia, lawtechs, inovação de significado.

Resumo

A aliança entre o direito e a tecnologia não é tarefa fácil, dado o conservadorismo do mercado jurídico. Startups jurídicas, chamadas lawtechs, que aliam a tecnologia à prestação de serviço jurídico são hoje uma realidade. O mercado está mudando, muito por conta do uso de novas tecnologias, o que, aliás, vem colocando a humanidade em uma nova fase. O mercado jurídico ainda não foi tão fortemente impactado, mas o será nos próximos anos. Esse impacto não decorre apenas da disseminação de lawtechs; os escritórios de advocacia precisam adotar um novo perfil de atuação. Os profissionais do direito precisam inovar nas soluções jurídicas; inovar no “como” se dá a prestação do serviço jurídico. Contudo, a inovação de solução, na forma como o serviço é prestado, não é suficiente para uma inovação disruptiva no setor. É necessário também uma inovação de significado deste serviço. Para a realização da pesquisa, utilizar-se-á o método científico indutivo, eis que, a partir da observação das mudanças impostas pelas novas tecnologias, se verifica a necessidade de remodelação e ressignificação da prestação do serviço jurídico. No que toca à abordagem, a pesquisa será qualitativa, buscando-se explicar o porquê das mudanças, exprimindo-se também o que convém ser feito.

 

Biografia do Autor

Fernanda Borghetti Cantali, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, LLM em Direito Empresarial pelo CEU-IICS. Advogada. Professora da Graduação em Direito e do Tecnólogo em Design de Produto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professora do Curso Preparatório para a Magistratura Federal da ESMAFE.

Guilherme Wünsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Pós-Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor do Curso de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor e Advogado do PRASJUR - Prática de Assistência Judiciária Gratuita, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em  Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.  Membro do grupo de pesquisa Direito do Trabalho e Novas Tecnologias, liderado pela Professora Drª. Denise Pires Fincato (PUCRS). Coordenador da Comissão Especial de Direito do Trabalho da OAB/RS - Subseção São Leopoldo. Autor de livros e artigos. Acadêmico Titular da Cadeira número 26 da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho. Advogado.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Direito em movimento em perspectiva