Controle e Vigilância na Internet: Técnica computacional como mecanismo de engendramento de poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v9i1.6534

Palavras-chave:

Internet, Controle, Dominação, Vigilância, Algocracia.

Resumo

O presente trabalho tem como diretiva analisar as formas de manifestação dos mecanismos de controle e vigilância exercidos pelas esferas estatais e corporativas sobre os indivíduos por meio da internet e suas tecnologias satélites. Em razão do encaminhamento disruptivo da sociedade atual, é possível constatar uma clara alteração em todas as dinâmicas sociais, inclusive na manifestação do poder, que passa a tomar novas modelagens dentro do ambiente programado, aberto e quase infinito da internet. Parte-se, portanto, de uma análise crítica da técnica, especialmente a computacional e informacional, para compreender sua manifestação enquanto ferramenta de dominação, compreender suas diferenças quando atuante sobre o mundo dos átomos e sobre o mundo dos bits para, dessa forma, encaminhar à compreensão dos novos modelos teorizados acerca do exercício do controle e vigilância no ambiente programado. O trabalho em questão tem como paradigma metodológico o método indutivo, tomando modelos teorizados por alguns pensadores como base para a compreensão dos modelos de controle no ambiente social. Importante ressaltar que há a adoção da revisão bibliográfica de obras, artigos e notícias relacionadas ao tema como suporte à metodologia optada.

Biografia do Autor

Gustavo Alarcon Rodrigues, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(UNESP)

Mestrando em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca , da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista "júlio de MEsquita Filho" (UNESP). Advogado.

Patrícia Borba Marchetto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(UNESP)

Doutora em Direito pela Universitat de Barcelona. Professora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP). Professora Assistente Doutora vinculada ao Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-SP, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP).

Downloads

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Artigos