Desenvolvimento da Pós-Graduação no Brasil sob o prisma da complexidade: avaliações da CAPES, o novo paradigma multidimensional e a área do Direito.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/REDES.v12i2.9017

Keywords:

complexidade, modelos avaliativos, multidimensional, necessidade de mudanças, solidariedade.

Abstract

O paradigma avaliativo historicamente utilizado e aprimorado pela CAPES tem caráter preponderantemente quantitativo e uniformizador, o que gera uma lógica mercadológica tanto às Instituições de Ensino Superior - IES, que competem por alunos mediante uma produção científica cada vez maior e mais padronizada, quanto aos estudantes, que escolherão o programa a cursar comparando suas notas como se comparassem as marcas de qualquer produto. O modelo multidimensional que será implementado para o próximo ciclo avaliativo traz novo paradigma, que muito se afina com a complexidade trabalhada por Edgar Morin como “a via” para um futuro não destrutivo da humanidade, valorizando a diversidade dos programas, indicadores qualitativos em todos os quesitos, o conhecimento não fragmentado, contextualizado, inter e transdisciplinar, e de efetiva contribuição para transformações sociais regionais e globais. Se o conhecimento científico continuar na toada produtivista atual, não apenas no sentido quantitativo, como no determinista do formato, poderá contribuir para a construção de pensamentos complexos, criativos e capazes de iniciarem uma mudança de via que, talvez, permita à humanidade não sucumbir definitivamente? As pós-graduações em Direito, em razão de suas características e desenvolvimento atuais, poderão melhorar em vários aspectos com esse novo modelo multidimensional.

Author Biographies

Alexandre Montagna Rossini, Universidade de Marília - UNIMAR / Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Professor de Direito do IFSP - Campus Sertãozinho/ Servidor Público

Doutorando pela UNIMAR

Riama Coelho Gouveia, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Educação Profissional e Tecnológica no IFSP.

References

BRASIL, Ministério da Educação, CAPES. Avaliação Multidimensional de Programas de Pós-Graduação. Relatório Técnico DAV. Brasília, maio de 2019a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/23072020-dav-multi-pdf Acesso em: 1º jul. 2021.

BRASIL, Ministério da educação, CAPES. Ficha de Avaliação. Grupo de Trabalho. Brasília, 2019b. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-fichaavaliacao-pdf. Acesso em: 1º jul. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação, CAPES. Documento de Área. Área 26 – Direito. Brasília: CAPES, 2019c. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/direito-pdf. Acesso em 1º jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação, CAPES. Conselho Superior Maio 2020. Comissão Especial de Acompanhamento do PNPG. Brasília, 21 maio 2020a. Disponível em: https://www.prpg.usp.br/attachments/article/6404/apresentacao-PNPG-CS-Capes210520.pdf. Acesso em: 1º jul. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação, CAPES. Ficha de Avaliação. Área 26 – Direito. Brasília: CAPES, 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/direito-pdf. Acesso em 1º jul. 2021.

CALIENDO, Paulo. Direito tributário e análise econômica do direito: uma visão crítica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CAMARGO, André C. de. Félix Guattari: o capitalismo mundial integrado. In: Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, VII, 2011, São Carlos. Anais eletrônicos... São Carlos: Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2011. Disponível em: http://www.ufscar.br/~semppgfil/wp-content/uploads/2012/05/andrecamargo.pdf Acesso em: 8 jul. 2021.

CAPES_Oficial. CAPES apresenta à academia modelo de avaliação multidimensional. Youtube, 10 out. 2019. Disponível em: https://youtu.be/9HPOc_0_P7g Acesso em: 1º jul. 2021.

CAPES_Oficial. #AvaliaçãoQuadrienal: Módulo Destaques é a novidade do quadriênio 2017-2020. Youtube, 12 mar. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_CT_iIiJ-p4. Acesso em: 2 jul. 2021.

DUARTE, Nilton. A pós-graduação e o modelo produtivista do fazer científico. Painel, UNESP de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras, setembro de 2002, p.6-7.

GATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução: Maria Cristina F. Bittencourt. 11. ed. Campinas: Papirus, 2001. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5290521/mod_resource/content/1/guattari-as-tres-ecologias.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.

KANT, Immanuel. Fundamentos da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 1960.

KUENZER, A.Z.; MORAES, M. C. M. de. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NCGYCZkVyFqBNwCTJnjWJ8x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 2 jul. 2021.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4 ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MORIN, Edgar. O que podemos esperar? A Consciência Mundial no século XXI. Palestra ministrada no SESC-SP, em 2012. Disponível em: https://edgarmorin.sescsp.org.br/categoria/palestra/9-o-que-podemos-esperar-a-consciencia-mundial-no-seculo-xxi Acesso em: 6 jul. 2021.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Painel de Módulos - Portal do Coordenador. Disponível em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/portais/menu_portal.jsf. Acesso em: 2 jul. 2021.

SANTOS JÚNIOR, Anibal de Freitas; GABRIEL NETO, José Antonio. Pesquisa e pós-graduação no Brasil atual: reflexões entre o modelo quadrienal e o multidimensional. Diálogos e Perspectivas Interventivas, v. 1, n. e10725, 2020, p. 1-14.

VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. Reflexões sobre o sistema de avaliação da capes a partir do V Plano Nacional de Pós-graduação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 295-310, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i37.481. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/481. Acesso em: 2 jul. 2021.

ZANATTA, Rafael A. F. Direito e desenvolvimento no século XXI: rumo ao terceiro momento? In: Circuito de Debates Acadêmicos, I, 2011, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: IPEA, 2011. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area8/area8-artigo1.pdf Acesso em: 7 jul. 2021.

Published

2024-08-30

Issue

Section

Articles