Desenvolvimento da Pós-Graduação no Brasil sob o prisma da complexidade: avaliações da CAPES, o novo paradigma multidimensional e a área do Direito.
DOI:
https://doi.org/10.18316/REDES.v12i2.9017Keywords:
complexidade, modelos avaliativos, multidimensional, necessidade de mudanças, solidariedade.Abstract
O paradigma avaliativo historicamente utilizado e aprimorado pela CAPES tem caráter preponderantemente quantitativo e uniformizador, o que gera uma lógica mercadológica tanto às Instituições de Ensino Superior - IES, que competem por alunos mediante uma produção científica cada vez maior e mais padronizada, quanto aos estudantes, que escolherão o programa a cursar comparando suas notas como se comparassem as marcas de qualquer produto. O modelo multidimensional que será implementado para o próximo ciclo avaliativo traz novo paradigma, que muito se afina com a complexidade trabalhada por Edgar Morin como “a via” para um futuro não destrutivo da humanidade, valorizando a diversidade dos programas, indicadores qualitativos em todos os quesitos, o conhecimento não fragmentado, contextualizado, inter e transdisciplinar, e de efetiva contribuição para transformações sociais regionais e globais. Se o conhecimento científico continuar na toada produtivista atual, não apenas no sentido quantitativo, como no determinista do formato, poderá contribuir para a construção de pensamentos complexos, criativos e capazes de iniciarem uma mudança de via que, talvez, permita à humanidade não sucumbir definitivamente? As pós-graduações em Direito, em razão de suas características e desenvolvimento atuais, poderão melhorar em vários aspectos com esse novo modelo multidimensional.References
BRASIL, Ministério da Educação, CAPES. Avaliação Multidimensional de Programas de Pós-Graduação. Relatório Técnico DAV. Brasília, maio de 2019a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/23072020-dav-multi-pdf Acesso em: 1º jul. 2021.
BRASIL, Ministério da educação, CAPES. Ficha de Avaliação. Grupo de Trabalho. Brasília, 2019b. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-fichaavaliacao-pdf. Acesso em: 1º jul. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação, CAPES. Documento de Área. Área 26 – Direito. Brasília: CAPES, 2019c. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/direito-pdf. Acesso em 1º jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação, CAPES. Conselho Superior Maio 2020. Comissão Especial de Acompanhamento do PNPG. Brasília, 21 maio 2020a. Disponível em: https://www.prpg.usp.br/attachments/article/6404/apresentacao-PNPG-CS-Capes210520.pdf. Acesso em: 1º jul. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação, CAPES. Ficha de Avaliação. Área 26 – Direito. Brasília: CAPES, 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/direito-pdf. Acesso em 1º jul. 2021.
CALIENDO, Paulo. Direito tributário e análise econômica do direito: uma visão crítica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
CAMARGO, André C. de. Félix Guattari: o capitalismo mundial integrado. In: Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, VII, 2011, São Carlos. Anais eletrônicos... São Carlos: Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2011. Disponível em: http://www.ufscar.br/~semppgfil/wp-content/uploads/2012/05/andrecamargo.pdf Acesso em: 8 jul. 2021.
CAPES_Oficial. CAPES apresenta à academia modelo de avaliação multidimensional. Youtube, 10 out. 2019. Disponível em: https://youtu.be/9HPOc_0_P7g Acesso em: 1º jul. 2021.
CAPES_Oficial. #AvaliaçãoQuadrienal: Módulo Destaques é a novidade do quadriênio 2017-2020. Youtube, 12 mar. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_CT_iIiJ-p4. Acesso em: 2 jul. 2021.
DUARTE, Nilton. A pós-graduação e o modelo produtivista do fazer científico. Painel, UNESP de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras, setembro de 2002, p.6-7.
GATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução: Maria Cristina F. Bittencourt. 11. ed. Campinas: Papirus, 2001. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5290521/mod_resource/content/1/guattari-as-tres-ecologias.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
KANT, Immanuel. Fundamentos da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 1960.
KUENZER, A.Z.; MORAES, M. C. M. de. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NCGYCZkVyFqBNwCTJnjWJ8x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 2 jul. 2021.
MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4 ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MORIN, Edgar. O que podemos esperar? A Consciência Mundial no século XXI. Palestra ministrada no SESC-SP, em 2012. Disponível em: https://edgarmorin.sescsp.org.br/categoria/palestra/9-o-que-podemos-esperar-a-consciencia-mundial-no-seculo-xxi Acesso em: 6 jul. 2021.
PLATAFORMA SUCUPIRA. Painel de Módulos - Portal do Coordenador. Disponível em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/portais/menu_portal.jsf. Acesso em: 2 jul. 2021.
SANTOS JÚNIOR, Anibal de Freitas; GABRIEL NETO, José Antonio. Pesquisa e pós-graduação no Brasil atual: reflexões entre o modelo quadrienal e o multidimensional. Diálogos e Perspectivas Interventivas, v. 1, n. e10725, 2020, p. 1-14.
VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. Reflexões sobre o sistema de avaliação da capes a partir do V Plano Nacional de Pós-graduação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 295-310, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i37.481. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/481. Acesso em: 2 jul. 2021.
ZANATTA, Rafael A. F. Direito e desenvolvimento no século XXI: rumo ao terceiro momento? In: Circuito de Debates Acadêmicos, I, 2011, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: IPEA, 2011. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area8/area8-artigo1.pdf Acesso em: 7 jul. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who submit their manuscripts for publication in the “REDES” Magazine agree to the following terms:
The authors claim to be aware that they retain copyright by giving “REDES” the right to publish.
The authors declare to be aware that the work submitted will be licensed under the Creative Commons Non-Commercial Attribution License which allows article sharing with acknowledgment of authorship and publication in this journal.
The authors declare to be aware that by virtue of the articles published in this journal have free public access.
The authors declare, under the penalty of the law, that the text is unpublished and original and that they are aware that plagiarism has been identified, plagiarized authors will be informed - willingly, to take legal action in the civil and criminal sphere - and, plagiarists will have their access to the magazine blocked.
The authors state that - in case of co-authoring - all contributed significantly to the research.
Authors are obliged to provide retractions and (or) corrections of errors in case of detection.
The authors are obliged not to publish the text submitted to “REDES” in another electronic journal (or not).
The Electronic Journal Law and Society - REDES - is licensed under a Creative Commons License. Attribution-NonCommercial 4.0 International.Based on work available at "http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice".
Permissions in addition to those granted under this license may be available at http://creativecommons.org/.