Resenha do livro “Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro” de Marcos Nobre

Autores

  • Carolini Dellavelle Vilão Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Helena Barriga Mutran Klöppel Universidade Federal do Pará
  • Loiane Prado Verbicaro Universidade Federal do Pará
  • Thayná Monteiro Rebelo Universidade Federal do Pará
  • Valeska Dayanne Pinto Ferreira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v10i3.10553

Palavras-chave:

Democracia, Brasil, Política, Bolsonarismo

Resumo

             

Biografia do Autor

Carolini Dellavelle Vilão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda em Filosofia pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista Capes. Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Membra dos grupos de pesquisa “Filosofia Prática: investigações em Política, Ética e Direito” e “Ética, biopolítica e alteridade”.          

Helena Barriga Mutran Klöppel, Universidade Federal do Pará

Especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo-ESMP/SP (2011). Graduada em Direito pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2008). Membra e coordenadora auxiliar do grupo de pesquisa Filosofia Prática: investigações em Política, Ética e Direito-FILPED, vinculado à Faculdade de Filosofia e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará-UFPA. Fundadora do projeto “Subjetividades, Mulheres e Feminismos - Conexão Nena” de educação política e feminista para mulheres.         

Loiane Prado Verbicaro, Universidade Federal do Pará

            

Thayná Monteiro Rebelo, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará na área de concentração em Direitos Humanos e na linha de pesquisa Constitucionalismos, Políticas Públicas e Direitos Humanos. Bolsista Capes. Membra e coordenadora auxiliar do Grupo de Pesquisa Filosofia Prática: investigações em política, ética e direito (CNPq).
             

Valeska Dayanne Pinto Ferreira, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará na área de concentração em Direitos Humanos e na linha de pesquisa Constitucionalismos, Políticas Públicas e Direitos Humanos. Membra e coordenadora auxiliar do Grupo de Pesquisa Filosofia Prática: investigações em política, ética e direito (CNPq).            

Referências

ABRANCHES, Sérgio Henrique. O presidencialismo de coalizão: o dilema institucional brasileiro. Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v. 31, n.1, p. 5-34, 1988.

NOBRE, Marcos. Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro. São Paulo: Todavia, 2022. p. 90.

NOBRE, Marcos. Imobilismo em movimento: da abertura democrática ao governo Dilma. São Paulo, Companhia das Letras, 2013.

SINGER, André. O lulismo em crise: um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016). São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Resenha