Notas sobre pesquisa qualitativa em uma unidade de internação feminina: Experimentando contradições e desafios na investigação criminológico-crítica

Autores

  • Marilia Montenegro Pessoa de Mello Professora na UFPE e UNICAP. Doutora pelo PPGD-UFSC. Mestre pelo PPGD-UFPE. Coordenadora do Grupo Asa Branca de Criminologia.
  • Carolina Salazar l’Armée Q. de Medeiros
  • Érica Babini Machado
  • Helena Rocha Coutinho de Castro
  • Manuela Abath Valença

DOI:

https://doi.org/10.18316/2094

Palavras-chave:

Criminologia Crítica, Metodologia, Etiologia.

Resumo

Trata-se de trabalho que visa estimular a autorreflexão metodológica da prática investigativa da criminologia a partir de experiência vivida pelas autoras na condução de projeto de pesquisa[1], em que se pôde verificar crenças inconscientes da estrutura etiológica na investigação, não obstante a experiência e utilização do paradigma da reação social. A identificação deste conteúdo deixou evidente os riscos subjetivistas de recomposição da seletividade no âmbito interno da instituição total, a existência de conteúdos etiológicos em ações e pensamentos espontâneos das pesquisadoras; bem como a necessidade de utilização do método enquanto objetivação possível para limitar a tendência de deixar de estranhar o familiar.

[1] Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, intitulada “Dos espaços aos direitos: a realidade da ressocialização na aplicação das medidas socioeducativas de internação das adolescentes do sexo feminino em conflito com a lei nas cinco regiões”

 

Downloads

Publicado

2015-05-26

Edição

Seção

Artigos