Igualmente diferentes: a identidade de gênero de crianças e adolescentes no Chile
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v9i1.8345Parole chiave:
Transgênero, Identidade e Expressão de Gênero, Infância e Adolescência.Abstract
Nos últimos tempos, assiste-se ao aparecimento de novas realidades no interior do coletivo trans*, a dar visibilidade a situações ou circunstâncias que, até há poucos anos, eram completamente invisíveis e absolutamente silenciadas. Esse é o caso, sem ir muito além, da questão da transexualidade na infância e na adolescência. Parece que vive-se os momentos iniciais daquilo que se está chamando de uma mudança de paradigma: o deixar de entender a experiência das crianças e adolescentes trans* como uma desordem identitária ou um problema e passar a considerá-la como um conjunto de construções e eleições de caráter personalíssimo, de trajetórias heterogêneas, fluidas e mutáveis, às quais a lei não deve nem pode dar as costas. É por isso que, no presente artigo, se analisará o contexto social e legal que rodeia a vida das crianças e dos adolescentes trans* no Chile atual, incidindo particularmente naqueles aspectos que caracterizam o direito à identidade (de gênero) naqueles casos em que sua titularidade recai sobre uma pessoa menor de idade.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados na Revista REDES concordam com os seguintes termos:
Os autores declaram ter ciência de que mantém os direitos autorais concedendo à REDES o direito à publicação.
Os autores declaram ter ciência de que o trabalho submetido será licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista.
Os autores declaram ter ciência que em virtude de os artigos publicados nesta revista tem acesso público e gratuito.
Os autores declaram, sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que têm ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão seu acesso à revista bloqueado.
Os autores declaram que – em caso de coautoria – todos contribuíram significativamente para a pesquisa.
Os autores obrigam-se a fornecer retratações e (ou) correções de erros em caso de eventual detecção.
Os autores obrigam-se a não publicar o texto submetido a REDES em outra Revista eletrônica (ou não).
A Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES - está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://creativecommons.org/.