Atenção em saúde mental: perfil dos usuários e funcionamento de um ambulatório municipal

Autores

  • Bruna Rotta Jacobo Centro Universitário Franciscano
  • Antônia Motta Roth Centro Universitário Franciscano
  • Jana Gonçalves Zappe Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adriana Dornelles Carpes Centro Universitário Franciscano
  • Léris Salete Bonfanti Haeffner Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/1023

Palavras-chave:

Serviços de Saúde Mental, Promoção da Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Cuidados preventivos e terapêuticos que visam à saúde mental constituem-se como importantes recursos para a promoção do desenvolvimento humano em diferentes momentos do ciclo vital. Investigou-se o perfil dos usuários e o funcionamento de um Ambulatório de Saúde Mental localizado no interior do Rio Grande do Sul, com o objetivo de conhecer a população atendida e o serviço oferecido. Utilizou-se um delineamento de estudo de caso e os dados foram coletados nos prontuários dos 466 usuários que frequentaram o serviço durante um mês e através de observação participante. A maioria dos usuários são mulheres (74,7%) entre 25 e 59 anos (76,7%). As principais queixas foram de sintomas relacionados com o humor e sintomas de ansiedade. Os diagnósticos mais prevalentes foram de Transtornos de Humor (44,4%) e de Transtornos relacionados com o stress e Transtornos Somatoformes (34,1%). A maioria dos usuários está em tratamento há mais de quatro anos, o que sugere a permanência de uma intervenção que promove a cronificação dos casos, tornando os usuários dependentes e enraizados no serviço. Salienta-se a importância do investimento em estratégias de prevenção e promoção de saúde mental, na qualificação do trabalho em equipe e no fortalecimento da rede de atendimento.

Biografia do Autor

Bruna Rotta Jacobo, Centro Universitário Franciscano

Psicóloga. Pós-graduanda em Intervenção Psicanalítica na clínica com crianças e adolescentes -UFRGS.

Antônia Motta Roth, Centro Universitário Franciscano

Psicóloga

Jana Gonçalves Zappe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre (UFSM) e Doutoranda em Psicologia (UFRGS). Psicóloga da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Adriana Dornelles Carpes, Centro Universitário Franciscano

Doutora em Química. Professora do Centro Universitário Franciscano.

Léris Salete Bonfanti Haeffner, Universidade Federal de Santa Maria

Médica Pediatra, professora associada do Departamento de Pediatria e
Puericultura e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em
Ciência da Saúde (UFSM), doutora em Medicina (FMRP-USP), Santa Maria,
RS, Brasil.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde- SGTES. Portaria n. 4, de 29 de Março de 2010. Diário Oficial da União 2010; 20 abr.

Rotelli F. Desinstitucionalização, uma outra via. In: Nicácio MF, organizador. Desinstitucionalização. São Paulo: Hucitec; 1994. p. 17-60.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. OPAS 2005; nov.

Pitta A. Reabilitação Psicossocial no Brasil. São Paulo: Hucitec; 1996.

Resende H. Política de Saúde Mental no Brasil: uma visão histórica. In: Tudins S A, Costa NR, organizadores. Cidadania e loucura: políticas de saúde mental no Brasil. Petrópolis: Vozes; 2000. p. 15-73.

Wetzel C, Kantorski LP. Avaliação de serviços em saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica. Texto contexto - enferm 2004; 13 (4): 593-598.

Santos YF. O ambulatório de saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica em Natal/RN. [Dissertação]. Natal (RN): Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007.

Campos CMS, Soares CB. A produção de serviços de saúde mental: a concepção dos trabalhadores. Cien Saude Colet 2003; 8(2): 621-628.

Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman; 2005.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas; 2006.

Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial de Saúde/ONU. Saúde Mental, Nova Concepção, Nova Esperança. Relatório Sobre a Saúde Mental no Mundo. Genebra: OMS; 2001.

Associação Brasileira de Psiquiatria. Políticas de saúde do homem: saúde mental. In: Seminário Internacional de Saúde do Homem nas Américas; Brasília: 2010.

Costa-Júnior FM, Maia ACB. Concepções de homens hospitalizados sobre a relação entre gênero e saúde. Psic.: Teor. e Pesqui. 2009; 25(1): 55-63.

Organização Mundial da Saúde. CID-10 Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. 10a rev. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1997.

Campos RO. Clínica: a palavra negada – sobre as práticas clínicas nos serviços substitutivos de saúde mental. Saude Debat. 2001; 25(58): 98-111.

Ehrenberg A. La fatiga de ser uno mismo. Argentina: Ediciones Nueva Vision; 2000.

Yasui S, Costa-rosa A. A estratégia atenção psicossocial: desafio na prática dos novos dispositivos de saúde mental. Saude Debat. 2008; 32(78): 27-37.

Downloads

Publicado

2013-05-29

Edição

Seção

Artigos Originais