Umas Neurobiologia do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v13i1.11661Palavras-chave:
ADHD, pathophysiology, etiology, Minimal Brain DysfunctionResumo
Introdução: o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, o que afeta o funcionamento pessoal e social de seus portadores. O TDAH apresenta múltiplos fatores associados a sua fisiopatologia, sem haver, até então, uma causa exclusiva.
Objetivos: o objetivo deste trabalho é analisar as interações gene-ambiente e mecanismos neurobiológicos envolvidos na etiologia do TDAH, a fim de contribuir para uma melhor compreensão do transtorno.
Metodologia: foram realizadas pesquisas em bases de dados como MedLine, Pubmed e Scielo, com o uso dos descritores; Attention Deficit Hyperactivity Disorder; ADHD; neurobiology of ADHD.
Resultados: os estudos revisados destacaram alterações morfofuncionais de regiões cerebrais específicas, quando em associação ao TDAH. Além disso, a combinação de diferentes fatores genéticos e ambientais podem influenciar no desenvolvimento do transtorno.
Conclusões: a compreensão aprofundada da neurobiologia do TDAH é essencial para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes, a fim de melhorar a qualidade de vida dos portadores do transtorno.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saúde e Desenvolvimento Humano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.

Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.