Umas Neurobiologia do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

uma revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v13i1.11661

Palavras-chave:

ADHD, pathophysiology, etiology, Minimal Brain Dysfunction

Resumo

Introdução: o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, o que afeta o funcionamento pessoal e social de seus portadores. O TDAH apresenta múltiplos fatores associados a sua fisiopatologia, sem haver, até então, uma causa exclusiva.

Objetivos: o objetivo deste trabalho é analisar as interações gene-ambiente e mecanismos neurobiológicos envolvidos na etiologia do TDAH, a fim de contribuir para uma melhor compreensão do transtorno.

Metodologia: foram realizadas pesquisas em bases de dados como MedLine, Pubmed e Scielo, com o uso dos descritores; Attention Deficit Hyperactivity Disorder; ADHD; neurobiology of ADHD.

Resultados: os estudos revisados destacaram alterações morfofuncionais de regiões cerebrais específicas, quando em associação ao TDAH. Além disso, a combinação de diferentes fatores genéticos e ambientais podem influenciar no desenvolvimento do transtorno.

Conclusões: a compreensão aprofundada da neurobiologia do TDAH é essencial para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes, a fim de melhorar a qualidade de vida dos portadores do transtorno.

Referências


Downloads

Publicado

2025-05-02

Edição

Seção

Artigos de Revisão