Uso da entrevista motivacional com pacientes com doença renal crônica: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/1814Palavras-chave:
Entrevista motivacional, doença renal crônica, psicologia da saúdeResumo
A insuficiência renal é uma doença crônica e, na maioria dos casos, uma condição permanente, sem alternativas de melhoras rápidas ou de evolução progressiva, levando o paciente a submeter-se a um tratamento de hemodiálise para sobreviver. Para muitos pacientes, aderir ao tratamento é sinônimo de sofrimento e resistência. Ao mesmo tempo, essa adesão significa a qualidade de vida e longevidade para o paciente, o que resulta em sentimentos de ambivalência. Por esses motivos, fazem-se necessárias práticas que facilitem esse processo. A Entrevista Motivacional (EM) é um modelo de intervenção que tem se mostrado bastante eficaz em diferentes situações clínicas, principalmente em casos onde há a necessidade de mudanças de condutas, manejo da resistência e identificação das motivações do próprio paciente para aderir a esses novos comportamentos. Considerando essa realidade, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática acerca da literatura do tema, a fim de analisar e discutir as possibilidades do uso e da eficácia dessa prática para pacientes em tratamento hemodialítico. Constatou-se que a EM tem apresentado resultados bastante eficazes para aumentar a aderência aos tratamentos clínicos e medicamentosos, bem como na redução de sintomas depressivos, comumente apresentados nestes pacientes. Mas seus estudos ainda são bastante recentes, havendo uma necessidade maior de aprofundamento do tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.