Uso da entrevista motivacional com pacientes com doença renal crônica: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/1814Palabras clave:
Entrevista motivacional, doença renal crônica, psicologia da saúdeResumen
A insuficiência renal é uma doença crônica e, na maioria dos casos, uma condição permanente, sem alternativas de melhoras rápidas ou de evolução progressiva, levando o paciente a submeter-se a um tratamento de hemodiálise para sobreviver. Para muitos pacientes, aderir ao tratamento é sinônimo de sofrimento e resistência. Ao mesmo tempo, essa adesão significa a qualidade de vida e longevidade para o paciente, o que resulta em sentimentos de ambivalência. Por esses motivos, fazem-se necessárias práticas que facilitem esse processo. A Entrevista Motivacional (EM) é um modelo de intervenção que tem se mostrado bastante eficaz em diferentes situações clínicas, principalmente em casos onde há a necessidade de mudanças de condutas, manejo da resistência e identificação das motivações do próprio paciente para aderir a esses novos comportamentos. Considerando essa realidade, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática acerca da literatura do tema, a fim de analisar e discutir as possibilidades do uso e da eficácia dessa prática para pacientes em tratamento hemodialítico. Constatou-se que a EM tem apresentado resultados bastante eficazes para aumentar a aderência aos tratamentos clínicos e medicamentosos, bem como na redução de sintomas depressivos, comumente apresentados nestes pacientes. Mas seus estudos ainda são bastante recentes, havendo uma necessidade maior de aprofundamento do tema.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.