O método Problem Based Learning (PBL) no contexto da formação de futuros(as) enfermeiros(as). O relato de uma experiência.

Autores

  • Fernando Canastra Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.18316/1875

Palavras-chave:

Problem Based Learning, curso de enfermagem, perfil de competências, práticas laborais

Resumo

O presente estudo inscreve-se no quadro da implementação do Método Problem Based Learning (PBL) no contexto de um Curso de Licenciatura em Enfermagem, ministrado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Moçambique. O principal propósito deste estudo foi procurar perceber como é que os estudantes finalistas deste curso dão sentido aos seus processos formativos, tendo como referencial uma metodologia formativa específica: o PPL. A opção metodológica, para recolher os dados empíricos, que sustentam este estudo, foi a Discussão de Grupos. Esta metodologia pareceu-nos ajustada, uma vez que, um dos investigadores participa no seu processo formativo, como formador, assumindo, desta forma, o estatuto de “investigador participante”. Assim, foi criado um clima de confiança para expressar os vários pontos de vista em confronto. Após a análise e discussão dos resultados, percebemos que o Método PBL tende a perspetivar a formação dos futuros(as) enfermeiros(as) numa ótica de “aprendizagem situada” e valorizando um perfil de competências baseado na “resolução de problemas” em contexto. Um outro resultado com significado, para os participantes, prende-se com a potencialidade deste método que, de acordo com as perspetivas em confronto na Discussão de Grupos, procura facilitar o processo de transição para o mercado de trabalho, mormente pelo facto de investir na teorização das práticas laborais.

Biografia do Autor

Fernando Canastra, Universidade Católica de Moçambique

Professor Associado e Director do Instituto Integrado de Apoio à Investigação Científica da Universidade Católica de Moçambique (IIAIC-UCM).

Downloads

Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência