O método Problem Based Learning (PBL) no contexto da formação de futuros(as) enfermeiros(as). O relato de uma experiência.
DOI:
https://doi.org/10.18316/1875Palavras-chave:
Problem Based Learning, curso de enfermagem, perfil de competências, práticas laboraisResumo
O presente estudo inscreve-se no quadro da implementação do Método Problem Based Learning (PBL) no contexto de um Curso de Licenciatura em Enfermagem, ministrado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Moçambique. O principal propósito deste estudo foi procurar perceber como é que os estudantes finalistas deste curso dão sentido aos seus processos formativos, tendo como referencial uma metodologia formativa específica: o PPL. A opção metodológica, para recolher os dados empíricos, que sustentam este estudo, foi a Discussão de Grupos. Esta metodologia pareceu-nos ajustada, uma vez que, um dos investigadores participa no seu processo formativo, como formador, assumindo, desta forma, o estatuto de “investigador participante”. Assim, foi criado um clima de confiança para expressar os vários pontos de vista em confronto. Após a análise e discussão dos resultados, percebemos que o Método PBL tende a perspetivar a formação dos futuros(as) enfermeiros(as) numa ótica de “aprendizagem situada” e valorizando um perfil de competências baseado na “resolução de problemas” em contexto. Um outro resultado com significado, para os participantes, prende-se com a potencialidade deste método que, de acordo com as perspetivas em confronto na Discussão de Grupos, procura facilitar o processo de transição para o mercado de trabalho, mormente pelo facto de investir na teorização das práticas laborais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.