O método Problem Based Learning (PBL) no contexto da formação de futuros(as) enfermeiros(as). O relato de uma experiência.
DOI:
https://doi.org/10.18316/1875Palabras clave:
Problem Based Learning, curso de enfermagem, perfil de competências, práticas laboraisResumen
O presente estudo inscreve-se no quadro da implementação do Método Problem Based Learning (PBL) no contexto de um Curso de Licenciatura em Enfermagem, ministrado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Moçambique. O principal propósito deste estudo foi procurar perceber como é que os estudantes finalistas deste curso dão sentido aos seus processos formativos, tendo como referencial uma metodologia formativa específica: o PPL. A opção metodológica, para recolher os dados empíricos, que sustentam este estudo, foi a Discussão de Grupos. Esta metodologia pareceu-nos ajustada, uma vez que, um dos investigadores participa no seu processo formativo, como formador, assumindo, desta forma, o estatuto de “investigador participante”. Assim, foi criado um clima de confiança para expressar os vários pontos de vista em confronto. Após a análise e discussão dos resultados, percebemos que o Método PBL tende a perspetivar a formação dos futuros(as) enfermeiros(as) numa ótica de “aprendizagem situada” e valorizando um perfil de competências baseado na “resolução de problemas” em contexto. Um outro resultado com significado, para os participantes, prende-se com a potencialidade deste método que, de acordo com as perspetivas em confronto na Discussão de Grupos, procura facilitar o processo de transição para o mercado de trabalho, mormente pelo facto de investir na teorização das práticas laborais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.