O papel mediador da autodeterminação sobre o efeito do perfeccionismo nas estratégias de enfrentamento em atletas juniores de futebol
DOI:
https://doi.org/10.18316/1885Palavras-chave:
Motivação, Futebol, AtletasResumo
Recentemente, alguns estudos têm apresentado as relações associativas entre os construtos Perfeccionismo (Pe) e Coping (Co), indicando ser um tema atual e importante. Este estudo tem por objetivo testar um modelo de relações preditivas das dimensões Perfeccionismo Ajustado-Normal (PAN) e Perfeccionismo Desajustado-Neurótico (PDN), do construto Pe, sobre os Recursos Totais de Coping (RTC), do construto Co, quando mediadas pela Autodeterminação (IAD), em uma amostra de atletas juniores de futebol. Para tanto, 182 atletas masculinos, com idades variando de 12 a 19 anos (14,86±1,97) de um clube de futebol do estado do Paraná (Brasil), responderam aos seguintes instrumentos: Escala de Motivação para o Esporte (EME-28), Inventário Atlético de Estratégias de Coping (IAEC-28) e Escala Multidimensional de Perfeccionismo (EMP-33). Os resultados de um Modelo de Equações Estruturais, testado sem a mediação de IAD, explicaram 35% da variância de RTC; enquanto o MEE, considerando a mediação de IAD, explicou 44% da variância de RTC apresentada pelos atletas. Os dados disponíveis permitem corroborar as hipóteses teóricas quanto à importância da Autodeterminação na relação entre Perfeccionismo e Coping. Salienta-se que novos estudos explorem amostras mais variadas permitindo ampliar a variabilidade de respostas e, consequentemente, melhorar ainda mais, por este viés, as relações hipotético-preditivas testadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.