The mediating role of self-determination on the effect of perfectionism in coping strategies in junior football players

Authors

  • Leonardo Pestillo Oliveira UniCesumar - Centro Universitário Cesumar
  • João Ricardo Nickenig Vissoci Uningá - Faculdade Ingá
  • José Roberto Andrade Nascimento Junior UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • José Luiz Lopes Vieira UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Lenamar Fiorese Vieira UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti UQTR - Université du Québec à Trois-Rivières
  • Evandro Morais Peixoto PUC/Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18316/1885

Keywords:

Motivation, Football, Athletes

Abstract

Recent studies have shown associative relations between Perfectionism (Pe) and Coping (Co) constructs proving to be and up to date and important topic of interest. This study aimed at testing a model of predictive relations of Pe’s construct, Adjusted Perfectionism-Normal (PAN) and Maladaptive Perfectionist-Neurotic(PDN), on Co’s construct, Total Resources for Coping (RTC) mediated by Self-determination (IAD) with a sample of juvenile football players. Therefore, 182 male athletes with ages from 12 to 19 years (14,86±1,97) from a football team in the state of Paraná (Brazil) responded to the Sport motivation Scale (SMS-28), Athletic coping skills Inventory (ACSI-28) and Multidimensional Perfectionism Scale (MPS-33). The results from a Structural Equation Model,testes unmediated by IAD explained 35% of variance in RTC; while MEE, considering the mediation of IAD, explained 44% of variance in RTC presented by athletes. Available data confirm the theoretical hypotheses concerning the importance of intrinsec motivation in the relationship between perfeccionism and copin. We emphasize that new studies should explore most varied samples allowing a larger variability of answers and, consequently, improving the hypothetical-predictive relations tested.

Author Biographies

Leonardo Pestillo Oliveira, UniCesumar - Centro Universitário Cesumar

Psicólogo pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com período sanduíche na Université du Québec à Trois-Rivières. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte. Atualmente é professor dos cursos de Psicologia, Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR). Membro do Grupo de Pesquisa Pró-Esporte CNPq-UEM

João Ricardo Nickenig Vissoci, Uningá - Faculdade Ingá

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Mestrado em Educação Física - Uel/Uem pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Participou como Research Fellow na Duke University (2012-2013). Atualmente é Docente - Faculdade Ingá, Doutorando em Psicologia Social - PUC-SP e Research Associate na Duke University - Duke Global Health Institute. Atua principalmente com Pesquisas em Psicologia, Modelagem de Variáveis Latentes e Análise de Dados. Membro do Grupo Pró-Esporte/UEM/CNPq, DGHI Global Injury Collaboration, SporeData e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade-Metamorfose - NEPIM/PUC/CNPq. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Processos Metodológicos e de Inovação na Faculdade Ingá

José Roberto Andrade Nascimento Junior, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL. Atualmente realiza Doutorado Sanduíche em Estudos do Esporte na University of Stirling/Scotland (Phd Student-Visitor Research in Sport Studies). Possui Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL (2011), Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e Especialização em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário de Maringá (2010). Membro do Grupo de pesquisa Pró-Esporte CNPq/UEM. Tem experiência na área de Educação Física e Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Esporte e do Exercício, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora, Pedagogia do Esporte, Esportes Coletivos, Medidas e Avaliação, Bioestatística para a área da saúde e Metodologia da Pesquisa

José Luiz Lopes Vieira, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1981), mestrado e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990-93 e 1995-99). Atualmente é professor Associado B da Universidade Estadual de Maringá. Editor da Revista da Educação Física/UEM e Professor do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UEM/UEL. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, handebol, ensino de esportes e psicologia do esporte e do exercício físico

Lenamar Fiorese Vieira, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1982), Formação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2010), Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990-1993 e 1995-1999). Participou como visiting scholar na Indiana University-USA (1997). Atleta da seleção brasileira de handebol (1983-1987). Membro do Comitê Olímpico Brasileiro nos Jogos Olimpicos de Sidney-2000. Atualmente é Professora de nível Associado da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa Associado de Pós graduação em Educação Física UEM/UEL. É bolsa produtividade em pesquisa pelo CNPq. Membro assessor da seleção brasileira de Ginástica Rítmica. Atua na área de Educação Física, pesquisando principalmente os seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Psicologia do Esporte e Educação Física Infantil

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, UQTR - Université du Québec à Trois-Rivières

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Psicologia pela Université de Montréal (2000). Possui pós-doutorado realizado no Laboratoire de Variables Affectives (LaVA) pela Université de Montréal (2001), em Montreal (Canadá), dirigido pelo prof. Dr. Bernard Tétreau, e outro realizado no Collectif de Recherche en Counseling et Développement de Carrière (CRCDC) pela Université de Sherbrooke (2006-2008), em Sherbrooke (Canadá), dirigido pela profa. Dra. Marcelle Gingras. Integra o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Atualmente é Professor na Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá, onde dirige o Laboratoire de Méthodes Psychométriques et Expérimentales/Groupe d’études en Méthodes Psychométriques Appliquées à la Psychologie du Sport, no Département de Psychologie. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: interesses profissionais, maturidade e motivação referente à carreira e estudos normativos, descritivos e exploratórios. Atualmente tem se interessado por Psicologia do Esporte.

Evandro Morais Peixoto, PUC/Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Doutorando em Psicologia pela mesma universidade. Membro do grupo de pesquisa Avaliação psicológica de potencial humano. Linha de pesquisa: Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica. Possui experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Esporte e Avaliação Psicológica de Atletas, e estudo de processos em Psicoterapia Psicodinâmica Breve. É membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP). É membro do grupo de trabalho Avaliação: Personalidade e Psicopatologia na Anpepp

Published

2015-06-03

Issue

Section

Artigos de Revisão