Os efeitos das atividades físicas aquáticas no controle postural de idosos: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.8Palavras-chave:
Controle postural, Ambiente aquático, ExercícioResumo
O envelhecimento humano modifica os parâmetros da marcha e do equilíbrio postural levando a prejuízos como quedas, lesões e perda da independência. No caso do equilíbrio postural, capacidades físicas como força de membros inferiores, coordenação e agilidade estão intimamente ligadas com o controle postural, assim como, variáveis antropométricas (massa e estatura) e a idade. Nesse sentido, diversas modalidades físicas têm sido sugeridas como forma de prevenção e, também, na melhora de quadros patológicos. Entre essas atividades, destacam-se múltiplos programas de exercícios realizados no meio aquático. Assim, esse estudo buscou realizar uma revisão de trabalhos científicos acerca das atividades físicas aquáticas para idosos e os efeitos destas atividades no controle postural. Os achados apontaram que em comparação com os exercícios no meio terrestre, os no meio líquido se apresentaram melhores para o equilíbrio postural de idosos. Além disso, os melhores resultados para o controle postural estavam intimamente ligados com programas que focavam em exercícios de membros inferiores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.