O ensino sobre o processo de envelhecimento humano nos cursos de graduação em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3181Palavras-chave:
Envelhecimento, Graduação, Educação Física, CurrículoResumo
Introdução: A Política Nacional do Idoso, entre suas competências, prevê adequar o currículo, incluindo a Gerontologia e a Geriatria como disciplinas curriculares nos cursos superiores.
Objetivo: Conhecer como se dá o ensino sobre o processo de Envelhecimento Humano nos cursos de Graduação de Educação Física de Instituições de Ensino Superior (IES).
Materiais e métodos: Estudo transversal composto por 7 indivíduos de ambos os sexos, representantes das IES participantes do Fórum Gaúcho das Instituições de Ensino Superior com Ações Voltadas ao Envelhecimento em 2016. O instrumento utilizado foi um questionário composto por perguntas fechadas e abertas.
Resultados: Quatro IES oferecem a disciplina de Educação Física e Envelhecimento Humano no currículo do Bacharelado, mas nenhuma oferece no currículo da Licenciatura. Nas outras três IES, o assunto é abordado em outras disciplinas, com o tema voltado a públicos especiais. A disciplina foi incluída nos currículos entre os anos de 2009 e 2013. A disciplina tem carga horária de sessenta horas/aula, distribuídas em quatro créditos, localizada na grade curricular entre o quinto e oitavo semestre.
Conclusão: A oferta da disciplina Educação Física e Envelhecimento Humano ainda não é vista como obrigatória no Bacharelado e está ausente nos cursos de Licenciatura em Educação Física.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.