O ensino sobre o processo de envelhecimento humano nos cursos de graduação em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3181Palabras clave:
Envelhecimento, Graduação, Educação Física, CurrículoResumen
Introdução: A Política Nacional do Idoso, entre suas competências, prevê adequar o currículo, incluindo a Gerontologia e a Geriatria como disciplinas curriculares nos cursos superiores.
Objetivo: Conhecer como se dá o ensino sobre o processo de Envelhecimento Humano nos cursos de Graduação de Educação Física de Instituições de Ensino Superior (IES).
Materiais e métodos: Estudo transversal composto por 7 indivíduos de ambos os sexos, representantes das IES participantes do Fórum Gaúcho das Instituições de Ensino Superior com Ações Voltadas ao Envelhecimento em 2016. O instrumento utilizado foi um questionário composto por perguntas fechadas e abertas.
Resultados: Quatro IES oferecem a disciplina de Educação Física e Envelhecimento Humano no currículo do Bacharelado, mas nenhuma oferece no currículo da Licenciatura. Nas outras três IES, o assunto é abordado em outras disciplinas, com o tema voltado a públicos especiais. A disciplina foi incluída nos currículos entre os anos de 2009 e 2013. A disciplina tem carga horária de sessenta horas/aula, distribuídas em quatro créditos, localizada na grade curricular entre o quinto e oitavo semestre.
Conclusão: A oferta da disciplina Educação Física e Envelhecimento Humano ainda não é vista como obrigatória no Bacharelado e está ausente nos cursos de Licenciatura em Educação Física.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.