Avaliação da frequência cardíaca e do gasto energético de um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira de uma escola de samba do carnaval de Porto Alegre, RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i1.4428Palavras-chave:
Dança, Frequência Cardíaca, Gasto EnergéticoResumo
Introdução: O casal de Mestre Sala (MS) e Porta Bandeira (PB) carrega a bandeira da agremiação e tem a honra e o respeito de fazê-lo com decoro, leveza e eficiência. Sua movimentação requer equilíbrio estático e dinâmico, agilidade, flexibilidade e resistência tanto aeróbica como anaeróbica.
Objetivo: Verificar o comportamento da frequência cardíaca (FC) e o gasto energético (GE) médio de um casal de MS e PB de uma escola de samba do Carnaval de Porto Alegre, RS, durante o desfile oficial de 2017.
Método: Participaram voluntariamente dois indivíduos, um do sexo masculino e um do sexo feminino, com idades de 26 e 22 anos, respectivamente. Os dados de FC inicial, média e final foram coletados durante desfile, o qual teve duração total de 55 minutos. O GE médio foi estimado por meio de uma calculadora online, que fornece uma estimativa do GE absoluto durante exercício aeróbico, com base nas variáveis sexo, idade, peso, duração da atividade e FC média.
Resultados e conclusões: Durante o desfile houve alteração da FC dos indivíduos, alcançando as médias de 150bpm (MS) e 162bpm (PB), caracterizando a atividade como um exercício de alta intensidade. O GE durante a atividade foi de 463kcal (MS) e 336kcal (PB).
Referências
Gehres AF. Dança In: Gonzalez FJ. Dicionário crítico da Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí; 2005.
Caminada E. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint,1999.
Sodré M. Samba, o dono do corpo. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad; 1998.
Vianna HO. Mistério do samba. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar; 2004.
Carvalho CAP, Madero G. Carnaval, mercado e diferenciação social. Organização e Sociedade. 2005; 12(32): 165-177.
Gonçalves RS. A dança nobre do carnaval. Rio de Janeiro: Aeroplano; 2010.
Brigida MS. O sagrado sorrizo de Selminha. A dança do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira na cena afro-carioca. Repertório: Teatro & Dança. 2012; 15(19):74-83.
Leal M. A preparação física na dança. Rio de Janeiro: Sprint; 1998.
Franklin E. Condicionamento físico para a dança. Barueri: Ed. Manole; 2012.
Lauria AA, Marins JCB, Marques FAD, Perantoni CB, Amorin PRS, Santos TM, Lima JRP. Fidedignidade intra e interdias da frequência cardíaca de repouso. Fit Perf J. 2010; 9(1): 66-71.
Gonzaga AS. Cinesiologia da dança. Canoas: Tecnicópias; 2010.
Fonseca, JJS. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC; 2002.
Matsudo S, Araújo T, Matsudo V, Andrade D, Andrade E, Oliveira LC, Braggion G. Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. 2001; 6(2): 5-18.
Karvonen JJ, Kentala E, Mustala O. The effects of training on heart rate: a longitudinal study. Ann Med Exp Biol Fenn. 1957; 35(3): 307-315.
Keytel LR, Goedecke JH, Hiiloskorpi H, Laukkanen R, Der Merwe L, Lambert EV. Prediction of energy expenditure from heart hate monitoring during submaximal exercise. J Sports Sci. 2005; 23(3): 289-297.
Tanaka J, Moahan KD, Seals DR. Age-predicted maximal heart hate revisited. Journal of the American College of Cardiology. 2001; 37(1): 153-156.
Wilmore JH, Costill DL, Kenney WL. Physiology of sport and exercise. Champaign: Human Kinetics; 2008.
Kenney WL, Kenney WL. Physiology of Sport and exercise. Champaign: Human Kinetics; 2013.
Karkow FJ. Tratado de metabolismo humano. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Rubio; 2010.
McArdle DW, Katch IF, Katch LV. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008.
Rodrigues TMG. A dança do mestre sala e porta bandeira: tradição e influências. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos, Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação, São Paulo: Universidade de São Paulo 2012.
Gonçalves RS. Mestre Dionísio: biografia, aprendizado e patrimônio. Vivência: Revista de Antropologia. 2013; 1(42): 101-111.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.