Avaliação da frequência cardíaca e do gasto energético de um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira de uma escola de samba do carnaval de Porto Alegre, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i1.4428

Palavras-chave:

Dança, Frequência Cardíaca, Gasto Energético

Resumo

Introdução: O casal de Mestre Sala (MS) e Porta Bandeira (PB) carrega a bandeira da agremiação e tem a honra e o respeito de fazê-lo com decoro, leveza e eficiência. Sua movimentação requer equilíbrio estático e dinâmico, agilidade, flexibilidade e resistência tanto aeróbica como anaeróbica.

Objetivo: Verificar o comportamento da frequência cardíaca (FC) e o gasto energético (GE) médio de um casal de MS e PB de uma escola de samba do Carnaval de Porto Alegre, RS, durante o desfile oficial de 2017.

Método: Participaram voluntariamente dois indivíduos, um do sexo masculino e um do sexo feminino, com idades de 26 e 22 anos, respectivamente. Os dados de FC inicial, média e final foram coletados durante desfile, o qual teve duração total de 55 minutos. O GE médio foi estimado por meio de uma calculadora online, que fornece uma estimativa do GE absoluto durante exercício aeróbico, com base nas variáveis sexo, idade, peso, duração da atividade e FC média.  

Resultados e conclusões: Durante o desfile houve alteração da FC dos indivíduos, alcançando as médias de 150bpm (MS) e 162bpm (PB), caracterizando a atividade como um exercício de alta intensidade. O GE durante a atividade foi de 463kcal (MS) e 336kcal (PB).  

Biografia do Autor

Pabline da Silva Corrêa, UNILASALLE-Canoas/RS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade La Salle, Canoas, Brasil (2018).

Adriana Marques Toigo, Unilasalle-Canoas/RS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário La Salle. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cinesiologia, Biomecânica, Ginástica de Academia, Musculação, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Psicomotricidade e Fisiologia do Exercício. Publicou 34 artigos em periódicos arbitrados sobre Educação Física e Ensino de Ciências e um livro na área da Educação Física Escolar (Desenvolvimento Motor). Orientou 1 dissertação de mestrado, 1 trabalho de conclusão de curso de especialização e 77 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

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Publicado

2019-03-06

Edição

Seção

Artigos Originais