Aplicação da análise sensorial como determinante da qualidade da alimentação escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.4569Palavras-chave:
Alimentação Escolar, Educação Infantil, Teste de AceitabilidadeResumo
O Programa Nacional de Alimentação Escolar tem como objetivo promover o crescimento, a aprendizagem e a formação de boas práticas alimentares dos alunos, favorecendo, dessa forma, a permanência na escola e a melhoria do desempenho escolar. O Programa também é responsável pela alimentação diária de milhões de alunos matriculados no sistema público de educação. Este artigo de revisão bibliográfica objetivou descrever como a aplicação da análise sensorial é importante para verificar a qualidade da alimentação oferecida aos escolares. Existem duas maneiras de realizar os testes de aceitabilidade: pode ser por meio de resto ingestão, que deve ter no mínimo 90% de aceitabilidade; e pela escala hedônica, que deve ter no mínimo 85%. Os resultados dos testes de aceitabilidade contribuem para verificar sobre a aceitação de determinado alimento pelos escolares, o qual também é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar. Além disso, essa prática auxilia o trabalho da Nutricionista e evita o desperdício de recursos públicos, pois ajuda na compra de gêneros alimentícios e no planejamento de cardápios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.