Puericultura: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i1.5104

Palavras-chave:

Puericultura, Cuidado Infantil

Resumo

A puericultura é definida como um conjunto de técnicas utilizadas para avaliar o desenvolvimento físico e mental de crianças, desde a gestação até os quatro ou cinco anos de idade. Este estudo tem por objetivo identificar e descrever os modelos de puericultura encontrados na literatura, especificamente, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, LILACS-Express, SCIELO, BDENF, HISA, SESSP-IBPROD, INDEX PSICOLOGIA, PUBMED, PDQ, LEYES, CUIDEN e PROQUEST, utilizando-se o descritor “puericultura” em português e em inglês entre 2010 e 2016. O método utilizado para realizar essa pesquisa foi a revisão sistemática da literatura, e a partir dela, produzir uma leitura cuidadosa das referências encontradas, buscando avaliar a qualidade do estudo e utilizar todas as informações definidas no planejamento. Foi realizada uma síntese narrativa com uma análise quantitativa e qualitativa da mostra bibliográfica, acompanhada pela discussão crítica do material. Os resultados demonstram que não há, em nenhuma referência utilizada, a descrição das práticas realizadas. Observou-se predominância do exercício da puericultura entre enfermeiros. No entanto, médicos e dentistas apareceram entre os estudos analisados, porém focados em áreas específicas, tais como: saúde bucal, desmame precoce, importância da vacinação e desenvolvimento neurocognitivo das crianças. Essa ação tem como consequência prática a compartimentalização do conhecimento sobre a criança, não tendo uma visão abrangente do indivíduo.

Biografia do Autor

Marcia Berbert Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA - UFU

Possui mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Atualmente é medico pediatra da Prefeitura Municipal de Uberlândia e da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Preventiva

Cesar Roberto Pinheiro, UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Doutorando em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência, pela PUC- Campinas (2008) e Graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Atualmente é professor do Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo, do Centro Metodista de Capacitação (CEMEC) e do IPCS (Instituto Psicológico de Controle do Stress). Tem experiência na área de Psicologia Clínica. Os principais temas de pesquisa são: stress, qualidade de vida, violência, traços de personalidade.

Daniele Azzi, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Psicologa com mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo.

Miria Benincasa, Universidade Metodista de São Paulo

Pesquisadora e orientadora dos Programas de Pós Graduação (M/D) em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo e de Psicossomática (M) da Universidade Ibirapuera. Editora- Chefe da Revista Mudanças - Psicologia da Saúde. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, institucional e hospitalar. As principais áreas de pesquisa são: 1. Gestação: Avaliação e assistência Psicológica à gestante/ casal e desenvolvimento de Programas de Pré-Natal Psicológico, Pré-Natal Coletivo e Pré-Natal Integral; 2. Parto e Pós-parto: modelos de intervenção, avaliação, apoio e acolhimento à mulheres em situação de pós parto; 3.Psicologia do Desenvolvimento de Bebês e crianças (primeiríssima infância).

Maria Geralda Viana Heleno, Associação Brasileira de Psicologia da Saúde - ABPSA

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Ensino Superior Senador Fláquer (1978), mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia da Saúde. Atua e pesquisa nos seguintes temas: eficácia adaptativa, qualidade de vida e violência doméstica - Justiça Restaurativa.

Publicado

2019-03-18

Edição

Seção

Artigos de Revisão