Puericultura: Uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i1.5104Palavras-chave:
Puericultura, Cuidado InfantilResumo
A puericultura é definida como um conjunto de técnicas utilizadas para avaliar o desenvolvimento físico e mental de crianças, desde a gestação até os quatro ou cinco anos de idade. Este estudo tem por objetivo identificar e descrever os modelos de puericultura encontrados na literatura, especificamente, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, LILACS-Express, SCIELO, BDENF, HISA, SESSP-IBPROD, INDEX PSICOLOGIA, PUBMED, PDQ, LEYES, CUIDEN e PROQUEST, utilizando-se o descritor “puericultura” em português e em inglês entre 2010 e 2016. O método utilizado para realizar essa pesquisa foi a revisão sistemática da literatura, e a partir dela, produzir uma leitura cuidadosa das referências encontradas, buscando avaliar a qualidade do estudo e utilizar todas as informações definidas no planejamento. Foi realizada uma síntese narrativa com uma análise quantitativa e qualitativa da mostra bibliográfica, acompanhada pela discussão crítica do material. Os resultados demonstram que não há, em nenhuma referência utilizada, a descrição das práticas realizadas. Observou-se predominância do exercício da puericultura entre enfermeiros. No entanto, médicos e dentistas apareceram entre os estudos analisados, porém focados em áreas específicas, tais como: saúde bucal, desmame precoce, importância da vacinação e desenvolvimento neurocognitivo das crianças. Essa ação tem como consequência prática a compartimentalização do conhecimento sobre a criança, não tendo uma visão abrangente do indivíduo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.