A Ansiedade dos Universitários ao Falar em Público

Bárbara Cintra, Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida

Resumo


A transição para a universidade pode ser um desafio aos estudantes, pois exige que detenham aptidões afim de atender a demandas interpessoais. Nesse contexto, ocasionalmente, há eventos que requerem o comportamento de falar em público, o que dificulta o desempenho de alguns discentes. Este estudo teve por objetivo averiguar a ansiedade dos universitários na expressão da habilidade social de falar em público. O método utilizado foi a revisão da literatura nacional de artigos, dissertações e teses publicadas nos últimos dez anos nas bases de dados da Capes, Dedalus USP, BDTD, BVSPsi, Google Acadêmico, Lilacs, PubMed, Pepsic e Scielo, com os descritores “habilidades sociais”, “falar em público” e “universitários”. Foram encontradas 32 (trinta e duas) referências, e, destas, 15 (quinze) materiais foram selecionados para a composição deste estudo. Constatou-se que o alto nível de ansiedade nos universitários ao falar em público pode apresentar diferentes causas e prejudicar a qualidade de vida dos alunos, além de indicar possíveis transtornos mentais. Ademais, observou-se, também, a escassez de pesquisas acerca de outras emoções relacionadas ao comportamento de exposição e a necessidade de ampliação dos estudos sobre a temática para as demais regiões do país.


Palavras-chave


Ansiedade; Habilidades Sociais; Falar em Público; Universitários.

Texto completo:

PDF

Referências


Angélico AP. Transtorno de ansiedade social e habilidades sociais: estudo psicométrico e empírico [tese]. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 2009: 16-53. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/tde-02112009-151551/publico/TESE.pdf

Bolsoni-Silva AT, Loureiro SR, Rosa CF, Oliveira MCFA. Caracterização das habilidades sociais de universitários. Contextos Clínicos. 2010 Jun; 3(1): 62-75.

Ribeiro DC, Bolsoni-Silva AT. Potencialidades e dificuldades interpessoais de universitários: estudo de caracterização. Acta Comportamentalia. 2011; 19(2): 205-224.

Bolsoni-Silva AT, Loureiro SR. Validação do questionário de avaliação de habilidades sociais, comportamentos, contextos para universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2016 Abr-Jun; 32(2): 1-10. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v32n2/1806-3446-ptp-32-02-e322211.pdf

Vilela NGS, Lourenço ML. Déficit de habilidades sociais: análise da percepção de estudantes universitários. In: Congresso Internacional de Administração; 2017; Ponta Grossa, Paraná. Disponível em: www.admpg.com.br/2017/down.php?id=2563&q=1

Bolsoni-Silva AT, Loureiro SN. O papel das habilidades sociais na ansiedade social dos estudantes universitários. Paidéia (Ribeirão Preto). 2014 Mai-Ago; 24(58): 223-232.

Borro NPV. Habilidades sociais e saúde mental: caracterização de universitários da FOB-USP [dissertação]. Bauru, Universidade de São Paulo; 2016.

American Psychiatric Association. DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed; 2014.

Angélico AP, Bauth MF, Andrade AK. Estudo experimental do falar em público com e sem plateia em universitários. Psico-USF. 2018 Jan-Jun; 23(2): 347-359.

Angélico AP, Crippa JAS, Loureiro SR. Transtorno de ansiedade social e habilidades sociais de falar em público: estudo experimental. Estudos e Pesquisas em Psicologia. 2012 Abr; 12(1): 10-35.

Osório FL, Crippa JAS, Loureiro SR. Aspectos cognitivos do falar em público: validação de uma escala de autoavaliação para universitários brasileiros. Revista de Psiquiatria Clínica. 2012; 39(2): 48-53.

Cecconello WW, Peccin C, Portela SN, Wahl S, Wagner MF. Ansiedade social na população masculina: avaliação de estudantes do ensino superior. VIII Mostra de Iniciação Científica-IMED; 2014. Disponível em: https://www.imed.edu.br/Uploads/micimed2014_submission_90.pdf

Del Prette ZAP, Del Prette A. Habilidades sociais e análise do comportamento: proximidade histórica e atualidades. Perspectivas em análise do comportamento. 2010; 1(2): 104-115.

Caballo VE. Habilidades sociais: quadro teórico. In: Caballo VE. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Editora Santos; 2003.

Soares AB, Del Prette ZAP. Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica. 2015 Jun; 33(2): 139-151.

Del Prette ZAP, Del Prette A. Competência social e habilidades sociais: manual teórico-prático. Petrópolis: Editora Vozes; 2018.

Geraldini-Ferreira MCC. Avaliação funcional da inabilidade de falar em público em fóbicos sociais [dissertação]. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2012.

Moreira MB, Medeiros CA. Aprendizagem pelas consequências: o controle aversivo. In: Moreira MB, Medeiros CA. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed; 2007. 66-67.

Pereira MS. O estudo da prevalência da fobia social entre estudantes universitários de direito [dissertação]. Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; 2012.

Carneiro AA, Teixeira CM. Avaliação de habilidades sociais em alunos de graduação em psicologia da universidade federal do maranhão. Psicologia: Ensino & Formação. 2011; 2(1): 43-56.

Dalgalarrondo P. Afetividade e suas alterações. In: Dalgalarrondo P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.

Clark DA, Aaron TB. Compreendendo a ansiedade. In: Clark DA, Aaron TB. Vencendo a ansiedade e a preocupação com a terapia cognitivo-comportamental: manual do paciente. Porto Alegre: Artmed; 2014.

Clark DA, Beck AT. Teoria e pesquisa cognitiva da ansiedade. In: Clark DA, Beck AT. Terapia cognitiva para transtornos de ansiedade: ciência e prática. Porto Alegre: Artmed; 2012.

WHO – World Health Organization. Depression and Other Common Mental Disorders: Global Health Estimates. Geneva: World Health Organization; 2017.2: 18.

Wagner MF, Wahl SDZ, Cecconeello WW. Sintomas de fobia social no ensino superior: uma amostra de população feminina. Mudanças – Psicologia da Saúde. 2014 Jul-Dez; (22)2: 49-54.

Lima MG, Alencar HM. A concepção de estudantes universitários acerca da vergonha: um estudo no campo da psicologia moral. Estudos Interdisciplinares em Psicologia. 2016 Jun; (7)1: 124-144.




DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v9i3.5375

Apontamentos



e-ISSN: 2317-8582

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000