Habilidade Social de Falar em Público dos Universitários: Revisão de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.5375Palavras-chave:
Ansiedade, Habilidades Sociais, Falar em Público, UniversitáriosResumo
A transição para a universidade pode ser um desafio aos estudantes, pois exige que detenham aptidões afim de atender a demandas interpessoais. Nesse contexto, ocasionalmente, há eventos que requerem o comportamento de falar em público, o que dificulta o desempenho de alguns discentes. Este estudo teve por objetivo averiguar a ansiedade dos universitários na expressão da habilidade social de falar em público. O método utilizado foi a revisão da literatura nacional de artigos, dissertações e teses publicadas nos últimos dez anos nas bases de dados da Capes, Dedalus USP, BDTD, BVSPsi, Google Acadêmico, Lilacs, PubMed, Pepsic e Scielo, com os descritores “habilidades sociais”, “falar em público” e “universitários”. Foram encontradas 32 (trinta e duas) referências, e, destas, 15 (quinze) materiais foram selecionados para a composição deste estudo. Constatou-se que o alto nível de ansiedade nos universitários ao falar em público pode apresentar diferentes causas e prejudicar a qualidade de vida dos alunos, além de indicar possíveis transtornos mentais. Ademais, observou-se, também, a escassez de pesquisas acerca de outras emoções relacionadas ao comportamento de exposição e a necessidade de ampliação dos estudos sobre a temática para as demais regiões do país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.