Exergames como ferramenta pedagógica na Educação Física escolar: uma revisão integrativa

Autores

  • Túlio Valêncio Nunes Centro Universitário Cenecista de Osório
  • Adriana Marques Toigo Unilasalle-Canoas/RS http://orcid.org/0000-0003-3405-064X
  • José Augusto Ayres Florentino Unilasalle-Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.5492

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Videogames ativos

Resumo

Introdução: O fato dos videogames estarem presentes na maioria dos lares faz com que essa tecnologia seja conhecida e apreciada pela maioria dos jovens. Por conta disso, o tema do uso de jogos eletrônicos como uma ferramenta pedagógica vem sendo investigado em pesquisas recentes.

Objetivo: Revisar na literatura achados anteriores sobre o uso de exergames, que combinam o movimento do corpo com a fascinação pelos jogos digitais como objeto de aprendizagem nas aulas de Educação Física Escolar.

Método: revisão integrativa, a qual permitiu a seleção de 7 artigos publicados entre 2010 e 2019 abordando o tema em questão.

Resultados e conclusões: Os dados mostraram que os exergames são eficientes para o desenvolvimento de habilidades motoras, bem como da força e da flexibilidade, além de aumentar o gasto calórico durante a prática do jogo digital. Sugere-se que os exergames, em razão de seu potencial motivacional, podem ser usados como complemento nas aulas de Educação Física. Os exergames também apresentaram vantagens como a expansão das possibilidades de ensino dos objetos de aprendizagem a serem abordados, pelo motivo de não necessitarem de materiais e espaço físico específicos de esportes que não fazem parte da cultura brasileira. A partir dos resultados, entende-se que é possível utilizar os exergames como uma ferramenta pedagógica, porém não se deve considerá-los como substitutos das aulas regulares de Educação Física.

Biografia do Autor

Túlio Valêncio Nunes, Centro Universitário Cenecista de Osório

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Cenecista de Osório (2017)

Adriana Marques Toigo, Unilasalle-Canoas/RS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha (2011). Atualmente é professora da Universidade La Salle. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cinesiologia, Biomecânica, Ginástica de Academia, Musculação, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Psicomotricidade e Fisiologia do Exercício. Publicou 46 artigos em periódicos arbitrados sobre Educação Física e Ensino de Ciências e um livro na área da Educação Física Escolar (Desenvolvimento Motor). Orientou 1 dissertação de mestrado, 1 trabalho de conclusão de curso de especialização e 30 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

José Augusto Ayres Florentino, Unilasalle-Canoas/RS

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA (2002), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor da Universidade La Salle.  Publicou 14 artigos em periódicos arbitrados e 4 capítulos de livro sobre Educação. Orientou 10 trabalhos de conclusão de curso de especialização e 30 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Edição

Seção

Artigos de Revisão