Exergames como ferramenta pedagógica na Educação Física escolar: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.5492Palabras clave:
Educação Física, Currículo, Videogames ativosResumen
Introdução: O fato dos videogames estarem presentes na maioria dos lares faz com que essa tecnologia seja conhecida e apreciada pela maioria dos jovens. Por conta disso, o tema do uso de jogos eletrônicos como uma ferramenta pedagógica vem sendo investigado em pesquisas recentes.
Objetivo: Revisar na literatura achados anteriores sobre o uso de exergames, que combinam o movimento do corpo com a fascinação pelos jogos digitais como objeto de aprendizagem nas aulas de Educação Física Escolar.
Método: revisão integrativa, a qual permitiu a seleção de 7 artigos publicados entre 2010 e 2019 abordando o tema em questão.
Resultados e conclusões: Os dados mostraram que os exergames são eficientes para o desenvolvimento de habilidades motoras, bem como da força e da flexibilidade, além de aumentar o gasto calórico durante a prática do jogo digital. Sugere-se que os exergames, em razão de seu potencial motivacional, podem ser usados como complemento nas aulas de Educação Física. Os exergames também apresentaram vantagens como a expansão das possibilidades de ensino dos objetos de aprendizagem a serem abordados, pelo motivo de não necessitarem de materiais e espaço físico específicos de esportes que não fazem parte da cultura brasileira. A partir dos resultados, entende-se que é possível utilizar os exergames como uma ferramenta pedagógica, porém não se deve considerá-los como substitutos das aulas regulares de Educação Física.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.