Saúde e Desenvolvimento Humano: Revisão Integrativa da Literatura Sobre Psicologia do Desenvolvimento Humano e Odontopediatria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i1.5880

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Odontologia, Criança, Odontopediatria, Psicologia, Psicologia do desenvolvimento

Resumo

O estudo da relação interdisciplinar entre psicologia do desenvolvimento e odontopediatria existente na literatura, pode apresentar as condições de saúde adequadas à criança. Este artigo tem como objetivo identificar, na literatura nacional e internacional, as evidências científicas sobre as implicações da psicologia do desenvolvimento na saúde e na odontopediatria. Com uma abordagem metodológica qualitativa adquirindo contornos da perspectiva histórico-cultural, com ênfase nas categorias de significado, realizou-se uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL). Os dados coletados em 15 artigos possibilitaram a identificação de três categorias distintas, que buscaram expressar os significados e o objetivo dos artigos: Variáveis biopsicossociais nas condições de saúde bucal na infância e a abordagem interdisciplinar; Atendimento em odontopediatria na perspectiva sociocultural do desenvolvimento humano; e Hábitos deletérios, desenvolvimento infantil e cuidado dos pais. O presente estudo concluiu que a psicologia do desenvolvimento expandiu-se para além da tradicional atuação na educação, psicanálise e estudos da infância e adolescência. Quando se refere a sua atuação na odontologia, a contribuição tem extrapolado a lógica tradicional de técnicas de controle.

Biografia do Autor

Arã Saíd Martins, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Odontologia pela Universidade do Estado do Amazonas(UEA). Bolsista de Iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Pesquisador do Núcleo de estudos psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde (NEPDS).

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas

Psicólogo, doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento humano na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de estudos psicossociais sobre Direitos humanos e saúde (NEPDS). Professor do mestrado do programa de pós-graduação em Segurança pública, direitos humanos e cidadania da Escola Superior de Ciências Sociais da UEA.

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Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigos de Revisão