Saúde e Desenvolvimento Humano: Revisão Integrativa da Literatura Sobre Psicologia do Desenvolvimento Humano e Odontopediatria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i1.5880

Palabras clave:

Desenvolvimento Humano, Odontologia, Criança, Odontopediatria, Psicologia, Psicologia do desenvolvimento

Resumen

O estudo da relação interdisciplinar entre psicologia do desenvolvimento e odontopediatria existente na literatura, pode apresentar as condições de saúde adequadas à criança. Este artigo tem como objetivo identificar, na literatura nacional e internacional, as evidências científicas sobre as implicações da psicologia do desenvolvimento na saúde e na odontopediatria. Com uma abordagem metodológica qualitativa adquirindo contornos da perspectiva histórico-cultural, com ênfase nas categorias de significado, realizou-se uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL). Os dados coletados em 15 artigos possibilitaram a identificação de três categorias distintas, que buscaram expressar os significados e o objetivo dos artigos: Variáveis biopsicossociais nas condições de saúde bucal na infância e a abordagem interdisciplinar; Atendimento em odontopediatria na perspectiva sociocultural do desenvolvimento humano; e Hábitos deletérios, desenvolvimento infantil e cuidado dos pais. O presente estudo concluiu que a psicologia do desenvolvimento expandiu-se para além da tradicional atuação na educação, psicanálise e estudos da infância e adolescência. Quando se refere a sua atuação na odontologia, a contribuição tem extrapolado a lógica tradicional de técnicas de controle.

Biografía del autor/a

Arã Saíd Martins, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Odontologia pela Universidade do Estado do Amazonas(UEA). Bolsista de Iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Pesquisador do Núcleo de estudos psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde (NEPDS).

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas

Psicólogo, doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento humano na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de estudos psicossociais sobre Direitos humanos e saúde (NEPDS). Professor do mestrado do programa de pós-graduação em Segurança pública, direitos humanos e cidadania da Escola Superior de Ciências Sociais da UEA.

Citas

Bock AMB, Furtado O, Teixeira ML. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999.

Mota ME. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas psicol. 2005 dez; 13(2): 105-111.

Massara MLA, Rédua PC. Manual de referência para procedimentos clínicos em odontopediatria. São Paulo: Santos; 2010.

Sotto JJ, Azari AF, Riley J, Bimstein H. First-year students’ perceptions about pediatric dental behavior guidance techniques: the effect of education: J Dent Educ. 2008 Sep. 72(9): 1029-41.

Massoni ACLT, Ferreira JMS, Colares V, Duarte RC. Roteiro para interpretação de desenhos: facilitando a abordagem da criança no consultório odontológico. Arq odontol. 2008; 44(3): 31-36.

Meira Filho MMO, Araújo DTC, Menezes VA, Granville Garcia AF. Atendimento odontológico da criança: percepção materna. RGO. 2009 jul/set; 57(3): 311-5.

Shapiro M, Melmed RN, Sgan-Cohen HD, Parush S. Effect of sensory adaptation on anxiety of children with developmental disabilities: a new approach. Pediatr Dent. 2009 May-Jun; 31(3): 222-8.

Souza JM, Fracasso MLC. Comportamento materno versus temperamento da criança: influência no padrão de saúde bucal. Pesqui bras odontopediatria clin integr. 2010 enero-abr; 10(1): 47-54.

Marques KBG, Gradvohl MPB, Maia MCG. Medo e ansiedade prévios à consulta odontológica em crianças do município de Acaraú-CE. RBPS. 2010 out/dez; 23(4): 358-67.

Laki K, Beslot-Neveu A, Wolikow M, Davit-Beal T. Présence des parents au cours des soins dentaires child dental care: what’s about parental presence? Arch Pediatr. 2010 Nov; 17(11): 1617-24.

Fraiz FC. Supervisão de saúde bucal durante a infância. Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 2010; 10(1): 7-8.

Nascimento CL, Batista CG, Rolim GS, Rocha RSS, Moraes ABA. Adaptação de um Questionário de Autoconfiança relacionado a situações-problema em odontopediatria. Psic: Teor Pesq. 2011; 27(4): 507-10.

Araújo LG, Coelho PR, Guimarães JP. Associação entre os hábitos bucais deletérios e as desordens temporomandibulares: os filhos imitam os pais na adoção destes costumes? Pesq Bras Odontoped Clin Integr; 2011 Sep. 11(3): 363-9.

Dotta EAV, Campos JADB, Garcia PPNS. Elaboração de um jogo digital educacional sobre saúde bucal direcionado para a população infantil. Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 2012 abr/jun; 12(2): 209-15.

Pizzol KEDC, Montanha SS, Fazan ET, Boeck EM, Rastelli ANS. Prevalência dos hábitos de sucção não nutritiva e sua relação com a idade, gênero e tipo de aleitamento em pré-escolares da cidade de Araraquara. Rev CEFAC. 2012 May/June; 14(3): 506-15.

Rocha JC. Study of the psychological preparation on the dental care of children with special needs. Braz dent sci. 2012; 15(4): 55-60.

Insana SP, Gozal D, McNeil DW, Montgomery-Downs HE. Community based study of sleep bruxism during early childhood. Sleep Med. 2013 Feb; 14(2): 183-8.

Moura BF, Imparato JCP, Parisotto TM, Benedetto M. Child’s anxiety preceding the dental appointment: evaluation through a playful tool as a conditioning feature. RGO, Rev Gaúch Odontol. 2015 Oct/Dec; 63(4): 455-60.

Publicado

2020-02-28

Número

Sección

Artigos de Revisão