Os benefícios da plataforma vibratória na melhora dos déficits neuromusculares do envelhecimento: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.5943Palavras-chave:
Envelhecimento, Idosos, Vibração do Corpo Todo, Força MuscularResumo
Objetivo: Analisar os resultados de estudos que descrevem os efeitos da plataforma vibratória na melhora dos sintomas do envelhecimento, em especial aos déficits neuromusculares, verificando os benefícios deste tipo de tratamento.
Materiais e Métodos: Revisão narrativa da literatura. A busca foi realizada nas bases de dados Scielo, Pubmed, Medline, PeDro, Science Direct e Google scholar por publicações entre 2007 a 2018, nos idiomas inglês e português, usando as seguintes palavras chaves: Envelhecimento, Idosos, Vibração do corpo todo e seus correlatos em inglês.
Resultados: Foram encontrados 139 artigos que continham o tema principal plataforma vibratória, sendo excluídos aqueles que não apresentavam de forma clara a abordagem fisioterapêutica e artigos de revisão.
Conclusão: O presente estudo se deparou com excelentes resultados em relação aos ganhos obtidos com a utilização da plataforma vibratória na população idosa. Podemos citar entre os principais desfechos a melhora do equilíbrio, ganho de força, melhora na execução de teste funcional como o TC6 e melhora da qualidade de vida. Os resultados por si só já comprovam que a utilização da PV é benéfica no processo do envelhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.