Formas de aquisição da água para consumo na comunidade do quilombo Castainho PE
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6184Palavras-chave:
Saúde Mental, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Saneamento BásicoResumo
Este trabalho fundamenta-se em uma reflexão sobre a gestão da água e suas ressonâncias na comunidade quilombola do Castainho, localizada em Garanhuns/PE. O principal objetivo foi descrever as condições e as formas de aquisição da água para consumo nessa comunidade, suas relações com a promoção da saúde e as transformações sociais, ambientais e comportamentais, na incorporação da sustentabilidade ambiental e enfrentamento da distribuição inadequada da água na comunidade. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, onde buscamos por meio dos Círculos de Cultura (CC) compreender a incorporação de atitudes sustentáveis na relação homem/natureza bem como as formas de acesso ao recurso hídrico, tão importante e essencial para a manutenção e existência da vida. Além do CC também foi utilizada a análise de documentos. O trabalho propiciou uma reflexão crítica junto aos sujeitos participantes sobre suas práticas atuais e condições quanto usuários de um serviço público, ao qual possuem direitos adquiridos, porém não tem acesso de fato à água tratada e encanada em suas casas. Através dos CC foi possível discutir as repercussões dessa problemática na saúde e sua repercussão social, apropriando-se de novos elementos, acessando informações, estratégias e instrumentos de intervenção e gerando novas possibilidades e desafios junto aos sujeitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.